A Raymarine e a Teledyne FLIR relatam um aumento na popularidade de sistemas integrados de monitorização térmica

0

A tendência tem sido impulsionada pelo maior conhecimento público de incêndios em iates causados por baterias de iões de lítio

Raymarine relatou um aumento na popularidade da integração do seu YachtSense Ecosystem com a câmara de monitorização térmica Teledyne FLIR AX-8, na medida em que os proprietários de iates procuram minimizar o risco de incêndios causados por baterias de iões de lítio.
As baterias de iões de lítio oferecem uma economia de peso de cerca de 70% e à medida que a procura de dispositivos eletrónicos para o mar, mais compactos e potentes aumenta, estas tornam-se cada vez mais populares devido à maior capacidade de armazenamento, vida útil mais longa e baixa manutenção. No entanto, o número crescente de incêndios em iates ocorridos em todo o mundo, incluiu o aumento da utilização de baterias de iões de lítio como causa.
Embora estas baterias ofereçam muitos benefícios, elas podem ser perigosas se não forem manuseadas adequadamente, devido ao facto de conterem um eletrólito inflamável que se pode incendiar se a bateria estiver danificada ou sobrecarregada. É crucial que os proprietários de iates sejam informados sobre os potenciais riscos associados às baterias de iões de lítio e que tomem as precauções necessárias para evitar incêndios.
A Teledyne FLIR, fabricante de sistemas térmicos marítimos, viu recentemente um aumento de interesse pela sua câmara de monitorização térmica AX8, que permite a monitorização contínua das condições de temperatura em diversas instalações, sugerindo que os proprietários de embarcações estão a tornar-se mais conscientes do risco de incêndios em iates, e estão a colocar em prática sistemas para detetar incêndios mais cedo.
Hans Groenenboom, diretor de vendas de EMEAI Maritime Thermal Systems, na Teledyne FLIR, disse: “É muito positivo ver que houve um aumento no número de proprietários de embarcações a implantar protocolos de segurança de forma a detetar precocemente sinais de incêndio. Ao instalarem uma câmara de monitorização térmica, os proprietários obtêm mais tempo. Já não é preciso esperar pela deteção de fumo; a mudança de temperatura soará o alarme muito antes de o fumo ser detetado, dando minutos valiosos para garantir a segurança das pessoas a bordo, bem como a oportunidade de eliminar o problema.

Um dos principais benefícios das câmaras de monitorização térmica, como a AX-8, é que podem ser combinadas com outras tecnologias que permitem notificar remotamente um proprietário de deteções precoces de incêndio, proporcionando-lhe tranquilidade quando não estiver a bordo. A AX-8 pode integrar-se com o YachtSense Ecosystem da Raymarine que permite uma integração completa a bordo e fora de bordo com todos os dispositivos ligados à rede da embarcação.
Andy King, vice-presidente de vendas da Raymarine, disse: “Ter uma automação moderna nas embarcações como o nosso YachtSense Ecosystem permite ao proprietário de uma embarcação estar sempre ligado ao seu barco. Um sistema instalado garante aos comandantes e proprietários de embarcações a atividade na sua embarcação antes, durante e após a viagem. A câmara AX-8 pode ser ligada diretamente ao router YachtSense Link 4G e notificará o proprietário da embarcação, através de mensagem de texto, de qualquer aumento de temperatura fora do normal. Detetar um possível incêndio antecipadamente permitirá evitar enormes perdas e, possivelmente, salvar vidas.
A investigação sugere que não são apenas os proprietários das embarcações que agem após tomarem conhecimento do aumento desses incêndios; o setor marítimo está a trabalhar no desenvolvimento de novos protocolos de segurança para evitar a ocorrência de incêndios em baterias de iões de lítio. A National Fire Protection Association desenvolveu diretrizes para a utilização de baterias de iões de lítio em embarcações, que recomendam as melhores práticas para instalação, manutenção e armazenamento.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta