Clube Naval de Cascais |
O Presidente da Portugal Vela e o Presidente do Clube Naval de Cascais receberam os jornalistas portugueses e estrangeiros no passado dia 14 de Abril proporcionando uma visita técnica ao local onde vão ter lugar os campeonatos do mundo da Isaf 2007 e explicando como tudo está a ser organizado para acolher um número tão elevado de velejadores.
Ficou bem patente a complexidade que está na génese deste evento mas com trabalho, organização e com a colaboração de todos os intervenientes vai ser possível transformar estes Campeonatos num grande espectáculo de Vela para todo o mundo.
Não podemos esquecer que os melhores velejadores do mundo vão disputar cerca de 75% dos lugares para os Jogos Olímpicos 2008 em Pequim.
Comissão de Atletas Wada |
Foi também uma ocasião única para receber a Comissão de Atletas Wada Agência Mundial anti-doping constituída por antigos campeões do mundo e olímpicos e onde se insere a atleta portuguesa Rosa Mota. Esta comissão que se rege pelo lema Jogo Limpo tem como objectivo promover e coordenar a nível internacional a luta contra o doping no desporto.
A Portugal Vela organizou para este dia 2 regatas em que os tripulantes foram precisamente os atletas desta Comissão, portanto tripulações de luxo onde se encontraram a egípcia Rania Elwani ou a Jponesa Yoko Tanbe, a norte americana Janet Evans ou o brasileiro Robert Scheidt para mencionar apenas alguns.
Atleta Rosa Mota |
Rosa Mota mais uma vez marcou uma posição ganhadora no seu veleiro Gran Surprise ao vencer as duas regatas realizadas. Para uma primeira experiência não foi nada mau com a atleta a afirmar que tinha futuro na modalidade. Gostei muito. Aprendi algumas coisas. Por exemplo, no atletismo tentamos abrigar-nos do vento, aqui é ao contrário temos de ir ao seu encontro. Depois, é um desporto que pode motivar as crianças»,referiu. Espero que em Julho, ganhe a organização. E desejo o melhor sucesso aos nossos atletas.
Vasco Lynce, Presidente da Portugal Vela, entidade organizadora dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica afirmou:
«Tenho a sensação que os campeonatos já começaram e é necessário que o país entenda a grandeza do evento. São muito poucas as modalidades que conseguem congregar 1700 atletas. A vinda dos jornalistas nacionais e estrangeiros é muito importante para a divulgação dos Campeonatos do Mundo
de Vela Olímpica e é importante para Portugal e para a ISAF Federação Internacional de Vela».
Citando Bob Fisher, jornalista britânico especialista em vela
«Portugal vai receber um espectáculo, sem paralelo, a nível internacional, em que vão estar presentes os melhores velejadores do mundo. O local é espantoso e tem tudo o que é necessário para que os Campeonatos sejam um grande sucesso. Em Cádiz 2003, as classes estavam espalhadas por três sítios
diferentes. Em Cascais, tudo vai estar concentrado no mesmo local. Esse é o caminho correcto».
Em regata |
João Rodrigues, velejador da equipa olímpica na classe Neil Pryde RS:X falou sobre estes campeonatos:
«Pela primeira vez, temos todas as classes a treinar em Portugal o que alivia o desgaste sentido pelos velejadores portugueses. Habitualmente somos nós a deslocar-nos para o estrangeiro. Depois, jogar em casa é um delírio. Temos muitas e muitas horas de treino em Cascais e o conhecimento do campo de regatas pode, eventualmente, ser uma vantagem. Depois dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, esperemos que tudo melhore. Das infra-estruturas à organização das provas. E que se prove que somos um país de marinheiros».
Cascais 2007 em números
Países 72
Velejadores 1710
Embarcações 1090
Classes Olímpicas em competição 11
Regatas a disputar 287
Campos de regata 5
Membros da organização 400
Voluntários 150
Jornalistas mais de 100
Classes
Neil Pryde RS:X
49er
Laser
Tornado
470
Finn
Yngling
Star
Para saber mais visite: www.cascaisworlds2007.com