A Boot Düsseldorf 2014 reafirma posição no mercado de feiras internacionais

0


Portugal reforça a sua posição nos sectores do turismo náutico
Nos pavilhões 3 e 13 cerca de 40 entidades portuguesas apresentar-se-ão com serviços, tais como: centros e escolas de mergulho e de surf, marinas, charter de iates e skippers

Apesar da continuada situação difícil nos mercados internacionais de barcos e de desportos aquáticos, a Messe Düsseldorf enfrenta a boot 2014 com otimismo. As reservas por parte da indústria expositora deixam prever uma boa ocupação dos 17 pavilhões da feira, com um total de 213’000 metros quadrados de área de exposição. 1’650 Expositores provenientes de 60 países irão apresentar, entre 18 a 26 de Janeiro de 2014, no seu mais importante evento de feira as suas estreias de iates, de novos equipamentos para a prática de desporto náutico e de serviços marítimos.

Será mantido o bom nível do ano anterior
“Com estes números iremos, de certeza, continuar com o bom resultado do ano anterior e reforçar a nossa posição no mercado internacional de feiras. Só daqui a alguns meses iremos poder constatar se as nossas expectativas se realizarão conseguindo um ligeiro crescimento. O que é certo é que o sector concentra os seus orçamentos para feiras como a boot, para poder tirar proveito da clientela internacional e com o poder de compra que Düsseldorf, sendo o mercado central da Europa, proporciona,” eis a opinião do diretor do boot, Goetz-Ulf Jungmichel, numa previsão sobre a feira. “Contamos com um certame de elevada qualidade que, em especial no sector dos barcos e dos iates, apresente tudo o que um público exigente, entre o qual numerosas participações repetidas,” pode esperar.
Mais de cinquenta mil visitantes, entre os cerca de duzentos e cinquenta mil no total, são provenientes do estrangeiro, e são anualmente atraídos pela boot Düsseldorf, incluindo nestes um bom número oriundos de Portugal. Juntando-se a eles o potencial do mercado alemão, robusto em comparação com o resto da Europa que, com dados de enquadramento positivos, tais como crescimento económico e baixo nível de desemprego continua a ser uma base estável para bons negócios.

Variedade internacional de marcas
Nos pavilhões da feira da boot 2014 os visitantes nacionais e internacionais irão encontrar, em quase todas as áreas, uma grande variedade internacional de marcas. Mais de 650 expositores, provenientes do estrangeiro, ocupam quase metade da área de exposição. A maior presença são os Países Baixos, com 135 estaleiros, fornecedores de equipamento e prestadores de serviços, seguidos pelas Itália, França, Polónia e Grã-Bretanha.
Além dos stands individuais dos expositores estrangeiros, também se realizarão mostras coletivas de países como a Finlândia, a França, a Grã-Bretanha, a Polónia e os Países Baixos.

Barcos e iates: um aspeto único em áreas cobertas
Onze do total de 17 pavilhões de feira da boot Düsseldorf pertencem aos barcos e iates, barcos à vela, a motor ou a força muscular. 440 Estaleiros, agentes e importadores apresentam uma proposta única sob o teto de um pavilhão de 1’700 barcos e iates, desde a canoa aos iates de luxo, bem como antiguidades flutuantes.
A exposição de barcos à vela nos pavilhões 16 e 17 com 150 estaleiros internacionais, agentes e importadores é impecável. A Oyster, da Grã-Bretanha, no próximo mês de Janeiro, com um iate de 80′, fornece o maior exemplo de barco à vela.
Firmemente estabelecido em Düsseldorf encontra-se o segmento especial dos barcos multicascos, no pavilhão 15, com 20 expositores, os catamarans e os trimarãs de todos os tamanhos mostram, entre outros grandes nomes, os de Catana, CNB Lagoon ou Fountaine Pajot. Um Cat-Lounge, com gastronomia estará à disposição dos expositores e visitantes para os negócios e troca de informação. Informações em redor do tema “Velejar com catamaran e trimar㔠são proporcionadas pelo fórum-multicasco com uma extensiva série de palestras organizada por profissionais. Realiza-se todos os dias.
Uma visão representativa sobre o desporto do barco a motor é fornecida por 250 expositores nos pavilhões 4, 5, 9, 10 e 15. O Brunswick Group dos EUA apresenta, no pavilhão 9 da boot 2014, em 1’6000 metros quadrados de área de exposição um show de conhecidas marcas americanas de desporto, tais como Sea Ray, Bayliner ou Quicksilver, nos pavilhões 4 concentram-se os “Big Five! da construção de iates a motor com os novos modelos: Bavaria, Bénéteau, Jeanneau, Galeon e Nimbus. A construção de iates em aço, uma especialidade holandesa, apresenta-se no pavilhão 15, inserida numa participação coletiva, sob o título “Port 15”.

Segmento de luxo em ascensão
Com mais de 40 grandes e luxuosos iates, bem como barcos e lanchas do sector de alta qualidade, o nível da oferta no pavilhão 6 encontra-se de novo em ascensão. Seja Azimut, Ferretti, Princess ou Riva: no mundo dos iates de luxo aposta-se em Düsseldorf! Os cerca de trinta maiores iates da boot 2014 chegam à feira na água e iniciam o seu caminho por terra com a ajuda do elevador “Big Willi”.
A Sunseeker e a Princess apresentam, no sector de grandes iates, uma larga paleta de modelos. A Alpha Marine estará presente com as marcas Performance, Marquis Yachts e Carver, no pavilhão 6. A Jeanneau apresenta a sua elegante linha Prestige. A Dominator da Itália, o ano passado só com um stand de imagem, tenciona apresentar o Dominator 640 ao vivo.
Nos pontos altos do programa os Britânicos fazem a classe: a Princess e a Sunseeker definem a escala através de dois iates a motor na classe de 30 metros. A Van der Valk da Holanda expõe o iate em aço de 26 metros Continental III.
Para os clientes de alto nível estará, de novo, ao dispor o blue motion Lounge, no pavilhão 6. O local oferece excelente gastronomia, áreas confortáveis para conversas entre clientes e para negócios e convida, também, a ir às compras em boutiques elegantes.
Bem reservado encontra-se o Superyacht Show de Düsseldorf no pavilhão 7a. 70 Expositores põem à prova a sua capacidade na realização de projetos de construção exclusiva , apresentam nos stands informativos plantas atuais e modelos e informam sobre os serviços relevantes do sector.

Novo: o “Refit Center”
O mercado de equipamento da boot tira proveito da tendência de investimento na valorização de barcos e iates. 350 Expositores internacionais apresentam, no pavilhão 11 e 12 tudo o que é necessário e possível para atualizar barcos, ou para os tornar mais confortáveis: eletrónica náutica, motores, acessórios, sendo a oferta completada, nestes pavilhões por vestuário funcional e equipamento para marinas.
Um novo mundo temático, no pavilhão 11,: o ”Refit Center” destinado a fornecer aos visitantes informações e possibilidades de orientação em redor do tema manutenção e incrementação do valor de barcos. “O “Faça-Você-Mesmo” não se recomenda em todos os casos. O que se pode fazer sozinho e quando faz mais sentido ou até é imperativo encarregar um especialista? Esta questão deve encontrar-se no cerne do Refit-Center, eis a opinião de Goetz-Ulf Jungmichel acerca do conceito.

O Trendsport, o mergulho e mais
O Trendsport, o mergulho, o remo e o turismo sobre e à beira da água são os temas da boot 2014 nos pavilhões 1 a 3, bem como no 13 e 14.
Mesmo se o Egipto, no papel de precursor do mercado para mergulho ainda não estiver presente, a maior mostra do mundo de utilizadores no mergulho desportivo, no pavilhão 3, com cerca de 350 expositores, encontra-se em boa forma. A venda direta é a que mais aumenta. O aluguer de área de stands a fabricantes de equipamento para o mergulho e de expositores oriundos da parte turística encontra-se ao mesmo nível do ano anterior. As Filipinas, as Maldivas, a Indonésia, a Itália e a Turquia recomendam-se, como sendo grandes destinos para o turismo do mergulho, no âmbito de grandes stands coletivos. Apesar da sua situação política instável, o Egipto estará presente na boot 2014 com dez expositores. Oriundos de Portugal, e em 4x stands separados em que cada um promove as suas ofertas e empresas locais de mergulho, encontram-se o Turismo dos Açores, e estreando-se o Turismo de Albufeira, assim como o Turismo da Madeira bem como o Turismo de Portimão. Os grandes formadores de mergulho marcarão presença com a PADI, o SSI, o IAC (International Aquanautic Club) e com a Associação Alemã de Mergulhadores Desportistas (VDST).
No pavilhão de feira 4, contíguo ao sector do mergulho, estabeleceu-se todo o ramo de filme e de fotografia com o Water Pixel World. Não só os mergulhadores, mas também os praticantes de desportos aquáticos de toda espécie, bem como fotógrafos amadores de lazer, aceitam com gosto a excelente oferta. 25 Expositores e marcas apresentarão, na boot 2014, os seus produtos de imagem e as suas novidades em redor da foto e do filme, entre eles a Minox, a Gopro, a Rollei, a Sealux e a Underwater Kinetics.
Nos pavilhões 1 e 2, 70 expositores, oriundos da indústria e do comércio apresentam novidades da estação 2014 para os desportos-trend, tais como wakeboarding, stand-up-paddling, kite e surf e proporcionam a hipótese de se equiparem.
Para os turistas o mercado turístico marítimo, nos pavilhões 13 e 14, atrai. Seja a Turquia, a Croácia, a Itália, as Baleares ou as águas interiores, na Alemanha Oriental. Também encontramos num stand coletivo as marinas e portos de recreio da costa portuguesa, que vão desde a Marina de Vilamoura, passam pela Marina de Lagos, o Porto de Recreio de Sines e chegam até ao Norte à Douro Marinas. Quem estiver à procura do destino ideal turístico para o próximo verão, tencionar fazer charter dum barco ou quiser iniciar uma formação, certamente encontrará o fornecedor próprio entre as cerca de 300 entidades internacionais de charter, agentes turísticos, organizadores turísticos, associações e federações. Ali se localizam, também, operadores portugueses que partem das suas bases localizadas no Algarve, até outros que zarpam a partir das suas respetivas bases nos Açores.
A proposta para os desportistas de canoagem alarga-se. O mundo de aventura “World of Paddling” iniciado há dois anos, demonstra resultados e atraí novos expositores, entre outros, dos sectores do passear em canoa. 15 Fabricantes e comerciantes apresentam, na boot 2014, tudo o que os praticantes precisam para a prática do seu desporto.

“Viver 360º de desporto aquático” continua
Trabalha-se com empenho no grande evento de desporto aquático boot-Düsseldorf, que se encontra sob o lema “viver 360º de desporto aquático”. A oferta de mundos de aventura e temáticos será alargada, em 2014, por mais dois temas. Após os projetos realizados com êxito, tais como o Beach World, o Centro do Mergulho, o World of Paddling e o relançamento do centro de pesca desportivo, arrancarão em Janeiro de 2014 o Refit Center e as Escolas de Vela.
A Escola de Vela oferece, no Indoor-Pool, no centro do pavilhão 14, muito divertimento nos Optis e botes à vela com instrutores profissionais. Máquinas de vento criam a necessária brisa. Os grupos alvo do mundo da aventura são, principalmente, crianças e iniciantes jovens.
“Para o desporto da vela ainda não existe na boot um programa de participação específico, apesar de o mesmo deter um papel central. Por isso, chegou a hora de alterar esta situação. Este novo mundo temático dar-nos-á a possibilidade de incluir o grande número de escolas de vela, clubes e associações presentes para, em comum, promover este desporto náutico atraente”, disse Jungmichel.
A Escola de Vela da boot substitui a Arena do Desporto Aquático, cujo ponto de peso foi a transmissão de informação, ficando, por isso, atrás no que diz respeito ao interesse dos visitantes, em comparação com os centros de ação. Partes dos programas passados serão tidos em conta no novo mundo de aventura, entre outros, os aspetos de segurança no desporto aquático. Associações, clubes e organizações, também no novo conceito, guardam a sua plataforma para a apresentação do seu espectro de capacidade.
Na boot 2014, os visitantes terão a oportunidade de recolher informações sobre 18 temas e mundos de aventura para poder sentir à flor da pele, e de experimentar, quase cada tipo de desporto aquático: wakeboard, skimboard, standup paddling, vela, mergulho, canoagem e pesca.
“Viver 360º de desporto aquático” é a resposta de sucesso, a tarefa futura dos sectores náuticos e de desportos aquáticos para entusiasmar, em especial, jovens e famílias, para o desporto aquático! Esta deve ser missão prioritária não só dos operadores náuticos portugueses, também, mas de todos os grupos de interesse em Portugal, em atrair e apaixonar cada vez mais pessoas para atividades desportivas aquáticas no mar, nos rios, nos lagos e nas barragens portuguesas! Bem como a equipa da boot tão bem sabe, o potencial económico, e a associada dinamização e criação de entusiasmo no público em geral, ainda está em grande parte por explorar e desenvolver. Nesse sentido, é ótimo podermos incluir na boot uma crescente presença de Portugal neste plano!
A boot 2014 encontra-se aberta para os visitantes de 18 a 26 de Janeiro, todos os dias das 10 às 18 horas,. Mais informações, bem como cartões de ingresso estarão disponíveis no portal-internet www.boot.de, com ticketshop. Os cartões podem ser impressos imediatamente após a aquisição e servem de bilhete para a viagem ida e volta à feira nos meios de transporte coletivos da VRR (rede Verkehrsverbundes Rhein-Ruhr) na categoria D, Region Süd.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta