A equipa espanhola MAPFRE continua a liderar a 2ª etapa da Volvo Ocean Race, cautelosamente manteve um olho nos seus adversários e outro na Cidade do Cabo, quando faltam cerca de 500 milhas náuticas para a linha de chegada.
Na verdade, a 500 milhas para cruzar linha de chegada na Cidade do Cabo, apenas 30 milhas separam os três primeiros barcos, no entanto, o relatório das 0700 GMT revelou que o MAPFRE continua bastante rápido, mantendo a distância para os seus mais diretos perseguidores.
Apesar desta vantagem, o navegador do MAPFRE Joan Vila, disse que a equipa estava muito consciente do potencial de ataque dos seus adversários.
“Primeiro é uma posição difícil de defender – estamos apenas a fazer o que parece ser melhor para nós”, disse ele. “A transição para a frente parece boa, mas estamos um pouco nervosos pois os ventos podem ser mais fracos do que o previsto. Ainda assim, a etapa está longe de terminar. Parece que com os nossos adversários estátudobem. Dongfeng, Vestas e Brunel tiveram os seus momentos. Todos eles podem ser ameaças potenciais para a nossa liderança “.
Perguntamos se ele sente que o MAPFRE pode manter a liderança, Vila estava cautelosamente otimista.
“Se todos os planos saírem como previstos, provavelmente sim, mas o tempo não é uma ciência exata”, disse ele. “Vamos ver como vai ser, mas nunca podemosestar 100% certos”.
O barco português Turn The Tide On Plastic, com o velejador Frederico Melo a bordo, continua a lutar pela quinta posição com o AkzoNobel e o Sun Hung Kai / Scallywag
2ª etapa – Relatório de Posição – Quinta-feira 23 de novembro (Dia 19) – 07:00 UTC
MAPFRE – distância até ao final – 538,17 milhas náuticas
Dongfeng Race Team +25,16
Vestas 11th Hour Racing +29.14
Team Brunel +67,58
AkzoNobel +285.42
Turn The Tide On Plastic +288.18
Sun Hung Kai / Scallywag – Stealth Mode