Sendo considerado um dos maiores salões na água da Europa apresenta mais de 2,5km de pontões e 380 barcos dentro de água. Actualmente ocupa em terra uma área de cerca de 155.000 m² e ocupa cerca de 1 milha da linha de costa.
O custo de montagem deste salão é de cerca de 3 milhões de libras, tem aproximadamente 600 expositores e cerca de 1000 embarcações em exposição.
Este salão é muito vocacionado para o mercado inglês e aqui encontramos a presença muito forte da Fairline, Princess e Sunseeker sendo esta última a marca que predomina. Os franceses também aproveitam este Salão, seja pela proximidade e até pelo tipo de clima idêntico, para cativar este mercado que é muito forte. A presença da Bénéteau, da Jeanneau e da Dufour também é marcante.
O maior modelo em exposição é o Leonardo 98 do estaleiro Azimut e
o maior modelo de origem inglesa em exposição é o Sunseeker 90 que, por sua vez são também os modelos mais caros, 3,93 milhões de libras e 3.3 milhões de libras respectivamente.
Na edição deste ano estão previstas a visita de 123.000 pessoas estando aberto todos os dias das 10h ás 19 horas (à excepção de 24 de Setembro que encerra ás 18h).
Curiosa também neste salão é a presença dos Tall Ships Lord Nelson e Tenacious que foram doados ao Jubilee Saling Trust, assim é possível aos visitantes subir a bordo e visitá-los. De realçar que no palmarés do Tall Ship Lord Nelson constam 22.200 pessoas que já navegaram nele incluindo 8.700 pessoas com deficiências.
Cada vez mais também a presença de grupos financeiros nestes meios de negócio é uma constante, nomeadamente o Barclays Marine Finance e o Lombard Marine estão à disposição de todos aqueles que queiram financiamento para as suas compras.
Como novidade absoluta e a pensar nos mais novos, foi este ano lançado o espaço Ilha do Tesouro acolhendo o dia Talk like a Pirate que decorreu a 19 de Setembro. Também pela 2ª vez consecutiva é construída uma praia artificial com 240 toneladas de areia trazidas de Weymouth.
O concurso Miss Southampton voltou a ser introduzido no programa deste Salão.
Curiosidades que explicam porque este é um mercado tão forte.
Existem cerca de 54 grandes rios no total em Inglaterra, Escócia e País de Gales.
A costa da Grã Bretanha tem 17820 km de comprimento.
O ponto em terra mais longínquo do mar é a aldeia de Elms a 113 km da costa.
Na realidade não há fuga possível do mar.
Como patrocinadores deste Salão temos a Raymarine e a Honda que aproveitou para fazer o lançamento mundial dos motores BF 90 e 75.
Sobre este e outros eventos relevantes daremos conta na próxima semana e de forma mais exaustiva aqui mesmo na Revista Náutica Press
Ainda está a tempo de visitar.
Para saber mais : www.southamptonboatshow.com