Ao comemorar a 50ª. Edição do Salão Náutico de Barcelona, a direcção do certame decidiu homenagear as 8 empresas expositoras que participaram em mais edições pelo seu apoio e fidelidade. A cerimónia teve lugar numa gala realizada no Museu Nacional de Arte da Catalunha.
As oito empresas que receberam a distinção por participarem no salão desde mais de 40 edições foram: Velera Marsal, Touron, Solé Diesel, Pinturas Hempel, Volvo Penta, Duarry – Ausmar, Zodiac e Ingenierías Técnicas Portuarias.
Na sua intervenção, o presidente do Salão Náutico, Luis Conde, destacou que com este reconhecimento se quer premiar a fidelidade dos expositores com o certame. É certo que durante estes anos, a náutica espanhola viveu épocas gloriosas e períodos difíceis, como é a actual. Pelo que as crises segundo Conde servem para melhorar e as melhores empresas são aquelas que se comprometem todos os dias, especialmente quando é mais difícil, quando a motivação decai e o esforço parece que não tem recompensa.
Para o presidente do salão, este 50º. Aniversário deve marcar um antes e um depois na história da náutica espanhola. Nesse sentido, Conde desafiou as empresas do sector a fazer da mudança um seu aliado: Até agora, tendes sido suficientemente valentes e hábeis tendo a coragem necessária para seguir em frente e participar em cada ano no Salão Náutico, pelo que agora o mercado vai-vos pedir um esforço mais, deveis ser radicais nas vossas soluções aportando criatividade, inovação e perseverança.
A gala, que contou com 700 convidados, assistiram também o alcaide de Barcelona, Xavier Trias; o conselheiro de Política Territorial e Obras Públicas, Lluís Recoder; o presidente do Conselho de Administração da Fira de Barcelona, Josep Lluís Bonet; o presidente da Camâra de Comércio de Barcelona, Miquel Valls; e o Almirante em Chefe da Armada Espanhola, Manuel Rebollo; e o presidente do Porto de Barcelona, Sixte Cambra, entre outras personalidades.