Passagem Lateral |
A Marina de Oeiras serviu de cenário ao contacto dinâmico com a embarcação a motor Zenit 605 LX equipada com um motor fora de bordo Yamaha, a 4 tempos, de 100 Cv. Trata-se um modelo simples vocacionado para uma actividade polivalente que tem como premissas a pesca e o passeio.
O estaleiro espanhol encetou uma viragem importante ao estabelecer com a Yamaha um protocolo no qual toda a produção é comercializada através da rede de concessionários da Yamaha Motor Espanha, França e Portugal. Este acordo obrigou a um aprofundamento da qualidade do processo de fabrico bem como um redobrar da atenção com a imagem. O resultado é um produto com uma relação preço/qualidade interessante e destinada a um segmento de mercado emergente.
A Zenit produz 8 modelos de embarcações em fibra com comprimentos compreendidos entre os 5,22 m e os 6,80 m e divididas em duas gamas: com guarda patrão e Sport.
Posto de Comando |
O modelo que experimentámos está vocacionado para uma utilização polivalente entre a pesca desportiva e o passeio. Possuiu atributos suficientes para agradar a estes dois tipos de utilizador quer pelas qualidades de navegação como pela simplicidade de utilização devido a um lay-out simples e eficaz.
O interior é bem concebido ao nível do lay-out e funcionalidade sendo um bom exemplo do que se pode fazer para que um barco seja simples e prático. Ao nível do poço temos um sofá com cofre situado à popa e o restante espaço é deixado livre para a prática da pesca desportiva. A passagem para o interior realiza-se através duma porta de correr que, desta forma, proporciona um maior conforto a quem comanda a embarcação. O posto de pilotagem é espaçoso e permite uma condução segura quer estejamos sentados ou de pé. A cabina é simples e serve de apoio a uma jornada no mar podendo ser instalado como opcional um fogão a gás, frigorífico de 12 V, limpa pára-brisas eléctrico, tecto da cabina forrado e WC químico.
A circulação a bordo não tem qualquer problema, o acesso à zona da proa realiza-se por ambos os lados da embarcação, com espaço e em segurança.
Zenit 605 LX |
A navegar
Tivemos a oportunidade de experimentar o Zenit 605 LX com condições de mar diferenciadas – mar com pequena ondulação e sem ondas – e, em ambas as condições gostámos do comportamento do conjunto. A motorização de 100 Cv é suficiente para este modelo que com dois adultos a bordo atingiu a velocidade máxima de 31,5 nós em apenas 19,35 segundos e às 6000 rpm. O casco em V deflecte bem a água e a passagem na onda realiza-se em segurança e com conforto notando-se contudo um elevado ruído no interior devido ao bater dos inúmeros vidros das janelas do guarda-patrão. Se por um lado temos esse ruído por outro temos uma excelente visão panorâmica de todos os pontos da embarcação o que confere um elevado nível de segurança a quem comanda a embarcação.
Arrumação Proa |
O motor
O F100 da Yamaha é um motor a 4 tempos da nova geração deste construtor japonês que tem vários argumentos a seu favor. Nele está integrado o sistema de injecção combustível electrónico EFI que permite uma maior performance e uma maior economia de combustível, e ainda os sistema PrimeStart, sistema sem botão de ar, sistema de ignição CDI/TCI para um arranque mais fácil e para uma maior fiabilidade. Por outro lado temos o controlo do motor por micro-computador, o sistema de controlo e avisos, o sistema de lavagem do motor com água doce que reduz a corrosão e aumenta o tempo de vida do motor.
Ao nível das especificações técnicas, o modelo F100 possui 4 cilindros em linha, uma potência de 100 Cv, uma cilindrada de 1596 cc e pesa 170 Kg
Popa |
Ficha técnica
Modelo: 605 LX
Origem: Espanha
Construtor: Zenit
Comprimento: 5,99 m
Boca: 2,25 m
Peso: 910 kg
Potência máx.: 115 Cv
Potência recomendada: 80 Cv
Preço do conjunto: 28 995
Distribuição: Yamaha Motor Portugal (Tel. 214 722100)
Cabina |
Medições
3500 rpm / 14 nós
4000 rpm / 18,2 nós
4500 rpm / 21,5 nós
5000 rpm / 24,5 nós
5500 rpm / 28 nós
6000 rpm / 31,5 nós
Arranque 2,18 s
Mínimo a planar 3200 rpm / 12 nós