![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/equipamento/equipamento080911/abertura.jpg)
O novo Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio da IWC Schaffhausen com o calibre comprovado.
79230 numa caixa de titânio de 45 milímetros surpreende com uma forte entrada em cena. Esta família de relógios é completada pela primeira vez com um cronógrafo com ponteiro rattrapante de arrasto. O membro mais recente da família destaca-se, à primeira vista, por um acentuado carácter técnico. A superfície da caixa de titânio foi acetinada pela primeira vez, atribuindo ao relógio um brilho mate sedoso muito especial. Os elementos que mais saltam aos olhos são os cinco botões de rosca na luneta, que foram revestidos com carbono. Este modo, harmonizam perfeitamente do ponto de vista visual com os botões e com a protecção da coroa, revestidos de cauchu preto. Graças a esta vulcanização, conseguiu-se optimizar a maneabilidade dos elementos de comando.Odesenho aperfeiçoado do mostrador convence por um aspecto claro, atractivo e distintivo. Para uma melhor diferenciação, optou-se pela primeira vez pela cor azul nas indicações uma combinação que harmoniza perfeitamente com o cronógrafo. Os mostradores internos para as horas, minutos e o pequeno ponteiro dos segundos (com dispositivo de paragem) estão rebaixados no mostrador e o material luminescente usado nos intervalos dos ponteiros rodinados e dos índices das horas é em preto. A sua função indispensável para o relógio só se evidencia na escuridão. Por razões de peso e para reduzir a altura a 16 milímetros, prescindiu-se de uma caixa interior em ferro
macio. O anel arqueado da caixa é expressão de uma excelente ergonomia. Graças a um peso
total de apenas 130 gramas, o relógio é confortável de usar. Com uma resistência à água testada 12 bar, bracelete Ingenieur de cauchu sólida, vidro safira anti-reflexo de ambos os lados, fundo roscado e coroa de rosca, o Ingenieur Duplo Cronógrafo Titânio está perfeitamente preparado para situações extremas.
O mecanismo de recuperação
Por um cronógrafo de ponteiro de arrasto ou duplo cronógrafo entende-se a ampliação técnica do mecanismo de cronógrafo pela possibilidade de medir dois tempos diferentes dentro do período de um minuto. Em palavras concretas: quando se acciona o cronógrafo premindo um botão, dois ponteiros de paragem sobrepostos põem-se em marcha a partir do centro. Visto ambos os ponteiros estarem exactamente posicionados um por cima do outro, o segundo ponteiro do cronógrafo não se torna imediatamente visível, mas mantém em reserva a possibilidade de uma segunda medição do tempo dentro do minuto: se carregar agora na terceira tecla na posição das 10 horas com o cronógrafo ligado, o ponteiro superior pára enquanto o inferior continua a decorrer até este ser parado com a tecla de paragem normal na posição das 2 horas. Deste modo, conseguem-se medir dois períodos curtos diferentes. Premindo uma segunda pressão na tecla rattrapante, o ponteiro de arrasto volta a colocar-se imediatamente sobre o ponteiro do cronógrafo, independentemente de este se mover ou estar parado. A realização desta função requer grande experiência na área da relojoaria.
Características
Movimento mecânico de cronógrafo, corda automática e mecanismo de ponteiro de arrasto para medição de tempos intermédios, indicação da data e do dia da semana, pequeno ponteiro do segundo com dispositivo de paragem, botão e protecção para a coroa revestidos com cauchu preto.
Movimento
Calibre: 79230
Frequência: 28.800 A/h / 4 Hz
Pedras: 29
Reserva de marcha: 44 h
Corda: automática
Relógio
Materiais: caixa e fecho de fivela em titânio e cauchu, mostrador preto com ponteiros e índices brancos e azuis, bracelete preta de cauchu
Vidro: safira, anti-reflexo de ambos os lados
Fundo: titânio, roscado
Coroa: de rosca
Resistente à água: 12 bar
Diâmetro: 45 mm
Altura: 16 mm