Sinto que evoluí muito
Após acabar a quarta regata do Campeonato Mundial de Vela Oceânica, Francisco Lobato faz um rescaldo da regata La Solitaire e aponta já para a quarta e última prova da competição a Quiberon Solo 2011.
Apesar do resultado final não estar à altura do que sou capaz, sinto que evoluí muito afirma o velejador que sublinha esta regata mostra bem o alto nível competitivo dos velejadores presentes no campeonato.
As condições encontradas para a prova foram caracterizadas por muita neblina, imprevisibilidade de ventos e calmarias o que foi contra as previsões tempestuosas inicialmente previstas. Sobre a etapa o velejador explica começou muito bem e estive nos primeiros 10 classificados durante grande parte da etapa, atingi boas velocidades com o ROFF e sinto que virei a má tendência das últimas etapas no entanto explica que na última noite optei por navegar mais a norte no Canal da Mancha, o que acabou por ser uma má aposta e a razão pela qual caí vários lugares na tabela classificativa.
A seguir a esta etapa intensa, onde o cansaço acumulado do último mês se fez notar, o português volta para Portugal a pensar já na próxima (e última) prova do Campeonato, a Quiberon Solo 2011 que vai ocorrer em França, no final de Setembro. O veleiro ROFF segue para o centro de estágio Port la Fôret pela mão do preparador.
Segue a programação da prova actualizada:
1ª Etapa Perros-Guirec até Caen 320 milhas (592.64 Km) 37ª classificação
Partida Perros-Guirec 31 de Julho
Chegada a Caen 3 Agosto (manhã)
2ª Etapa Caen até Dún Laoghaire (Irlanda) – 470 milhas (870.44 Km) 28ª classificação
Partida Caen 7 Agosto
Chegada Dún Laoghaire 10 Agosto
3ª Etapa Dún Laoghaire (Irlanda) até Les Sables dOlonne (França) 475 milhas (879.7 Km) 40ª classificação
Partida Dún Laoghaire 14 Agosto
Chegada Les Sables dOlonne 17 Agosto
4ª Etapa Les Sables dOlonne até Dieppe 430 milhas (796.36 Km) 37ª classificação
Partida Les Sables dOlonne -21 Agosto
Chegada Dieppe 24 Agosto
Classificação geral final 37º lugar
A classificação final da prova foi estabelecida através do acumulado dos tempos feitos em cada etapa. Pode também seguir toda a carreira de Francisco Lobato no site oficial actualizado na hora com classificações e declarações do velejador em www.franciscolobato.com.