A Costa do Estoril não é apenas conhecida pelas suas paisagens espectaculares, óptimas condições para a vela e a hospitalidade da sua população. É, igualmente, um destino gastronómico de excelência. O clima ameno e as riquezas do seu mar, deram origem a uma tradição culinária que tem como base uma enorme variedade de produtos naturais que incluem alguns dos melhores vinhos do mundo e onde o marisco é dominante.
Nas cozinhas, situadas na Marina de Cascais, sob supervisão do português José Avillez, distinguido com uma estrela Michelin, já decorrem os preparativos para dar as boas-vindas às equipas e convidados que marcarão presença na etapa inaugural da Americas Cup World Series. O chef e a sua equipa vão ser os responsáveis pela dieta dos velejadores, naquela que será uma época muito exigente do ponto de vista físico, bem como a dos visitantes. Quem melhor do que um chef jovem, talentoso e inovador para satisfazer os apetites durante a primeira prova deste circuito da nova geração?
Nascido em Cascais, José é uma das principais referências da cozinha portuguesa. Criativo, rigoroso e vanguardista no estilo foi, de 2008 a 2011, o responsável máximo do Tavares, o mais prestigiado restaurante de Lisboa, tendo conseguido, em menos de um ano, uma estrela Michelin.
A minha cozinha oferece sabores portugueses, técnicas de vanguarda e inspiração. Tenho uma paixão por paisagens. As pessoas reconhecem a minha comida pela forma como transformo paisagens, que realmente me inspiram, em receitas. Cozinho com a alma, afirma José.
Para a primeira etapa da AC World Series, em Cascais, criou ementas especificamente para o evento. Apesar de não ter revelado a sua selecção gourmet, Avillez assegurou-nos que o catering será totalmente adaptado às necessidades do esforço em regata: Haverá diferentes tipos de catering: buffet brunch, almoço, cocktails e catering de bordo. Tendo em conta o evento e as condições meteorológicas, vamos servir muitos pratos frios. Senti que o catering deveria combinar sabores modernos e tradicionais. Adoro usar peixe e marisco da costa portuguesa porque são dos melhores do mundo.
José treinou e trabalhou internacionalmente em cozinhas como a do monegasco Alain Ducasse, o único cozinheiro a manter 19 estrelas Michelin ao longo da sua carreira, a do catalão Ferran Adrià, pioneiro em gastronomia molecular e dono do El Bulli, um dos restaurantes mais famosos do mundo e a do mestre francês Eric Frechon.
A lista de prémios e distinções de José Avillez é muito extensa. Em 2005 foi considerado Chef DAvenir pela Academia Internacional de Gastronomia e em 2009 foi reconhecido como Chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia. O catalão Ferran Adrià faz-lhe referência no livro COCO como um dos 100 Chefs Contemporâneos e foi eleito Personalidade Gastronómica do Ano 2009 pela revista Wine – A Essência do Vinho.
Liderando uma equipa de 70 elementos, José considera este desafio como emocionante: Como português considero uma honra a Americas Cup realizar-se no nosso país. Nasci em Cascais, por isso será ainda maior o privilégio de estar neste evento na Marina de Cascais. Estou confiante que vai ser espectacular. Estamos ansiosos por servir as equipas da Americas Cup, convidados e staff, declara.
Saiba mais em: http://www.joseavillez.pt/
Foto: http://www.joseavillez.pt/