O Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo International Council of Museums (ICOM), tem em 2011 o tema geral Museu e Memória. O ML irá homenagear o Rio Guadiana e o seu lugar de marcada importância na memória deste território, com uma série de actividades ao longo de toda a Semana dos Museus.
Programa
Mnemógrafo o muro das memórias
semana de 15 a 22 de Maio
O Museu da Luz propõe ao público o Mnemógrafo: painel gigante onde a comunidade, os visitantes do ML e os transeuntes da aldeia da Luz poderão registar as suas ideias e memórias relacionadas com o Guadiana e com a água, através de palavras e de outros signos.
Haverá um painel no átrio do Museu e um outro no largo principal da aldeia, ao longo de toda a semana.
Visualização comentada do filme ‘O Guadiana’
15 de Maio 2011, 19h (Sociedade Recreativa Luzense)
O filme O Guadiana, documentário realizado na década de 1980, antes da submersão do rio pela implementação da barragem do Alqueva, é o ponto de partida e o guião para uma conversa com a comunidade sobre as memórias associadas àquele rio.
Será uma sessão aberta, de participação livre, no dia 15 pelas 19h na Sociedade Recreativa Luzense.
‘Conversas à Mesa da Memória O Rio Guadiana’
18 de Maio 2011, 10.30h
A Mesa da Memória do Museu da Luz será palco para mais uma Conversa à Mesa da Memória, desta vez dedicada ao tema do Rio Guadiana e suas memórias, vivências e históricas. O Rio, antigamente um elemento marcante da vida dos luzenses, é agora uma memória por detrás das águas do Alqueva.
As Conversas à Mesa da Memória são encontros entre o Museu e a comunidade, nos quais esta é convidada a vir ao Museu falar de diversos temas relacionados com a suas experiência de vida na antiga e na nova Luz.
Museu da Luz
Largo da Igreja de Nª Srª da Luz
7240-100 Luz Mourão
Tel 266 569 257
Fax 266 569 264
infomuseudaluz@edia.pt / http://www.museudaluz.org.pt/index.htm