Com o objectivo de favorecer o progresso e o crescimento do sector da Náutica de Recreio constitui-se a ANEN onde se encontram a quase totalidade dos estaleiros nacionais, importadores de embarcações a motor e veleiros, motores, electrónica e electricidade bem como empresas náuticas de serviços e associações que compõem o sector. Numa fase inicial de actividade o volume global de negócios da ANEN representa mais de 700 milhões de Euros e com um número de empregos directos na ordem dos 7000.
A Anem nasce com o objectivo claro de promover o crescimento da Náutica de recreio assim como estreitar a colaboração entre associados, fomentando um maior grau de participação dos mesmos em actividades que constituem o seu objecto social e todas as entidades que o representam. A este propósito Francisco Rivas, presidente da citada associação declarou: Queremos um sector forte e independente, pelo que temos todo o interesse em aglutinar a maior força empresarial possível. A nossa vocação é clara, juntar esforços para favorecer todos.
A Associação tem uma avocação nacional no âmbito das suas actividades mas nasce com uma forte visão internacional.
A Anen estabeleceu uma série de actuações iniciais que vai por em marcha a partir de já, entre as quais a promoção e o desenvolvimento do potencial deste sector bem como promover as reformas legislativas, económicas e em geral para incentivar o maior crescimento da náutica ide recreio, para além da potenciação e da difusão da imagem pública do sector dando a conhecer a relevância e transcendência do mesmo.
A Anen pretende promover o seu projecto de forma a conseguir a máxima presença em todo o território nacional e dentro das suas prioridades está o atingir uma forte representação do sector através também de colaborações com as associações territoriais de carácter empresarial e de carácter náutico-desportivo.
A Junta Directiva estabeleceu como objectivos principais:
1- Manter os contactos com a Administração espanhola para tornar a legislação espanhola mais homogénea em relação à náutica de recreio e aproximá-la dos países vizinhos.
2 – Promover a elaboração e estudos e fomentar iniciativas para a difusão e incremento do turismo e dos desportos náuticos com especial atenção para as infra-estruturas, portos, amarrações.
3-Aglutinar critérios, medidas e acções para conseguir um maior crescimento do sector em Espanha
4- Promover e facilitar a formação técnica e profissional da mão-de-obra do sector.
5 Incrementar a difusão e o desenvolvimento da náutica mediante a colaboração com outras organizações nacionais e internacionais.
6- Promover activamente o desenvolvimento de actividades náuticas com todos os meios apropriados, tais como acções promocionais e patrocínios de todas as manifestações favoráveis à indústria náutica, da navegação de recreio, do turismo náutico e da iniciação à náutica.
A sede da ANEN fica em Madrid e será gerida por uma Junta Directiva formada por um mínimo de 15 e um máximo de 25 vogais que serão eleitos em Assembleia-geral.
A Junta Directiva da ANEN, gere as actividades sociais e é responsável pela gestão económica, nomeia dentre os eus membros o Comité executivo o qual será formado por um máximo de 6 membros. A gestão diária é feita por D.Alejandro Landaluce como Director Geral que, com a sua experiência e percurso profissional muito vocacionados para as actividades associativas, assume a condição de cargo e confiança da Junta Directiva.