![](http://www.nauticapress.com/equipamentos/omega061010/abertura.jpg)
O departamento de investigação do Swatch Group, em colaboração com a equipe de desenvolvimento da Omega, criou um aro em cerâmica cujos números e escala, feitos numa liga baptizada com o nome de Liquidmetal®, contribuem para um contraste prateado sobre um fundo de cerâmica negra. A cor do mostrador, também em cerâmica, é responsável por uma conjugação cromática exemplar com a tonalidade do aro. O resultado é uma estética inovadora, apenas possível pela implementação de vários processos de construção inovadores.
Esta novidade mundial apresenta-se em edição limitada a 1948 exemplares, um número que comemora o ano em que a Omega lançou a famosa linha Seamaster.
Liquidmetal®: uma liga perfeita, uma dureza surpreendente
A nova liga baptizada com a designação de Liquidmetal® é um metal amorfo: um material metálico com uma estrutura atómica desordenada, não cristalina. A sua temperatura de fusão é metade da das ligas de titânio convencionais, mas, após o seu arrefecimento, apresenta uma dureza três vezes superior à do aço inox. A estrutura amorfa desta liga permite uni-la com toda a perfeição ao aro de cerâmica.
O Liquidmetal® é uma liga de vidro metálico, composta por cinco elementos distintos: zircónio, titânio, cobre, níquel e berílio. Um vidro metálico pode, devido à sua reduzida razão crítica de arrefecimento, formar estruturas de mais de um décimo de milímetro de espessura. O zircónio é um importante componente tanto da liga Liquidmetal® como do material cerâmico, obtido à base de dióxido de zircónio (Zr02).
O resultado final desta associação, com uma suavidade perfeita, é particularmente resistente à abrasão e à corrosão, devido à dureza intrínseca dos dois componentes.
A união de cerâmica e do Liquidmetal® segundo a Omega
Primeiro, formam-se os anéis de cerâmica. Os números e as linhas delgadas da escala são posteriormente gravados em profundidade sobre estes anéis e polidos. A liga é então aquecida e comprimida nas cavidades do material cerâmico, removendo-se qualquer excesso de Liquidmetal®. A nova liga pode ser manipulada a uma temperatura menor do que a necessária em outros metais habitualmente utilizados na relojoaria, pelo que o processo de aquecimento não compromete o material cerâmico.
Os números e as escalas em Liquidmetal® são ainda sujeitos a um processo de polimento que resulta numa superfície acetinada. Considerando que a cerâmica é mais dura do que a liga, este acetinado aplicado aos detalhes mais pequenos pode ser efectuado sem danificar o aro de cerâmica. Os números e a escala apresentam-se assim num contraste intenso com o fundo brilhante em cerâmica.
![]() |
![]() |
Redefinindo a durabilidade na relojoaria
O Omega Seamaster Planet Ocean Liquidmetal® de Edição Limitada, com caixa e pulseira em aço inox, está equipado com o calibre 2500 Coaxial da Omega. Este movimento, unanimemente reconhecido pela sua precisão cronometrica a longo prazo, complementa-se perfeitamente com a durabilidade dos componentes em cerâmica e com a nova liga Liquidmetal®.
O resultado está em perfeita sintonia com o espírito da Omega: um design de vanguarda que irá manter uma aparência imaculada ao longo de um período de tempo prolongado, e que se une à comprovada tecnologia do escape Coaxial.