Salão Náutico de Génova

0

O mundo da náutica de recreio marca encontro na cidade de Génova
1 400 expositores
2 300 embarcações, das quais 500 na água
36% expositores internacionais, demonstram bem a internacionalização do certame


Este certame que teve a sua primeira edição em 1962, quer que o seu 50º aniversário seja marcado pela inovação, apresentando toda uma gama de produtos que primam pela qualidade.
Apesar das dificuldades vividas no último ano, as empresas implementaram estratégias comerciais muito selectivas mas mantiveram a sua opção de marcar presença neste evento importante para quem opera neste universo da náutica de recreio.
Para promover as transacções com operadores estrangeiros a Ucina promove este ano diversas iniciativas favorecendo a participação de representantes de mercados estratégicos como a China, Índia Norte de África e América do Sul.

O layout deste certame é o tradicional muito apreciado pelo público porque facilmente são identificados os sectores, desde o plano de água 1010m² aos 9 km de passadiços sobre o mar.
Após um ano de 2009 muito severo, muitas das empresas do sector estão a começar a emergir mas conscientes de que 2010 é também um ano de muita exigência. A tendência geral é de grande cautela e uma consciência de que atingir níveis de produção idênticos aos de antes da crise vai ser um objectivo muito difícil de alcançar nos próximos anos.

A Ucina como habitualmente apresentou o seu relatório anual que demonstra uma quebra de 31,3% nos resultados de 2009
A quebra foi de 4.25 biliões de Euros comparativamente com uma receita de 6,18 biliões em 2008 e de 6.20 biliões em 2007.
A exportação de super iates foi onde se registou a menor quebra, 9,6% em 2009. Nos motores a quebra foi maior, as importações registaram – 38,6% comparativamente com o ano de 2008. Os resultados de facturação em 2009 foram números equivalentes aos registados em 2004-2005. Se olharmos para a curva de crescimento ao longos dos últimos 10 anos, a Ucina afirma que pode ser um indicador de que vamos regressar a um nível de crescimento mais sustentável. Sinais de recuperação são esperados no próximo ano quando foram mostrados os dados de 2010.
Segundo Anton Franceso Albertoni, presidente da Ucina “A situação tem vindo a mudar ao longo dos últimos meses, registamos algum optimismo cauteloso. Algum stock foi vendido e novas encomendas já aconteceram em Cannes e Monte Carlo”

O relatório apresentado anualmente é feito em conjunto pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Ucina com a Universidade de Génova, agora publicado em livro com o título “A Náutica em Números-Análise do Mercado – ano de 2009”
Foi igualmente ocasião para editar um livro sobre os 50 anos de história deste Salão Internacional que contou com a contribuição de jornalistas e de representantes do sector. Editora Sagep.

Para saber mais visite: www.genoaboatshow.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta