Adventure Ecology de David de Rothschild

0

Após 130 dias em alto-mar, o Plastiki entrou triunfante no porto de Sydney, no final do mês de Julho..

David de Rothschild e a sua tripulação, que cobriram cerca de 8.000 milhas marítimas, atravessando o Pacífico a partir de São Francisco, foram recebidos por uma multidão entusiasta. A IWC Schaffhausen, na qualidade de parceiro oficial, também ficou extremamente satisfeita com o bom desfecho da expedição dedicada à protecção ambiental. Os membros da tripulação usaram o Ingenieur Automático Mission Earth Edição “Adventure Ecology” no pulso durante toda a viagem. Um relógio exclusivo em platina será leiloado em www.theplastiki.com.
“Estamos extraordinariamente orgulhosos de David de Rothschild e da equipe da Adventure Ecology, e radiantes por terem conseguido levar a bom porto esta viagem aventureira com tanto êxito,” afirmou Georges Kern, CEO da IWC, cuja produção relojoeira é neutra em CO2, e que apoiou o Plastiki como parceiro oficial.
Rothschild, que entre outras actividades, está a abrir horizontes absolutamente novos com o catamaran Plastiki de 12 toneladas, é um pensador original e um pioneiro ambiental fervoroso. David põe em prática a sua visão de uma sociedade que encara os desperdícios como um recurso e de uma forma criativa, tendo construído o casco do navio a partir de 12.500 garrafas de plástico recuperadas.
David utilizou, inclusive, para a super estrutura do casco, um tecido high tech reciclável de forma única e até agora relativamente inexplorado. A vanguardista Plastiki, com os seus painéis solares, turbinas eólicas e geradores de bicicletas para a produção de electricidade, revela de forma impressionante o que é possível alcançar quando se está preparado para pensar de forma não convencional.

Toneladas de desperdício exercem uma pressão insustentável sobre o ambiente


A abordagem inteligente e orientada para a procura de soluções do aventureiro ambientalista também conquistou a IWC Schaffhausen: “David é um pioneiro e um promotor fervoroso de um ambiente intacto,” afirma Georges Kern. “A aventura do Plastiki é única e extremamente complexa. Houve inúmeros desafios a vencer; no entanto, David nunca desiste e representa um modelo para a nossa sociedade.”
Com a expedição do Plastiki, David de Rothschild, a sua tripulação (Jo Royle, David Thomson, Olav Heyerdahl, Vern Moen, Graham Hill, Max Jourdan, Singeli Agnew, Luca Babini e Matthew Grey) e a sua organização, a Adventure Ecology, chamaram a atenção para o rasto que a humanidade deixa de forma irreflectida na natureza. Estima-se que só nos EUA, cerca de dois biliões de garrafas de plástico sejam deitadas fora apenas durante o tempo que demorou a David concluir a travessia de São Francisco para Sydney.
De acordo com uma pesquisa efectuada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), quatro em cada cinco garrafas (o que equivale a cerca de 27 milhões de toneladas de plástico!) continuam a ser deitadas para o lixo doméstico e a provocar uma poluição ambiental de efeitos duradouros.
O objectivo da espectacular expedição do Plastiki foi o de despertar a consciência global e incentivar o mundo a combater o desperdício, reduzindo, reutilizando, repensando e em última análise recusando os artigos de plástico descartáveis e de uso único, tais como a espuma de estireno, ou os sacos e as garrafas de plástico.

Passo a passo rumo a um objectivo


“Setenta e cinco por cento do desperdício de plástico pode ser reduzido através de pequenas mudanças e do repensar inteligente da nossa vida quotidiana,” afirma David de Rothschild com convicção. “Recusar, reutilizar, reciclar e repensar” são as palavras-chave para o futuro. Para defender esta missão, este visionário, através da sua organização Adventure Ecology, continuará a trilhar caminhos não convencionais de forma a apelar às pessoas, empresas e indústrias, para que acabem com o problema do desperdício, repensando-o como um recurso.

Ajudar os outros a se ajudarem
Durante a sua viagem pelo Pacífico, o Plastiki lançou âncora na Ilha de Natal ou Atol de Kiritimati, após mais de 40 dias no mar, o que constituiu a sua primeira escala. Após uma recepção exuberante com música e danças tradicionais, a tripulação deu uma palestra sobre o tema do desperdício a cerca de mil estudantes. Este é um problema que preocupa especialmente os ilhéus. Em colaboração com os líderes comunitários, a tripulação do Plastiki debateu algumas das soluções locais para fazer frente às questões de gestão do desperdício que se deparam a estas nações insulares e remotas.
A Adventure Ecology, juntamente com a sua fundação “Sculpt the Future”, irá, como parte do legado do Plastiki, iniciar um projecto conhecido como o “The Plastiki Pod”. Este projecto deverá receber um impulso considerável proveniente do leilão de um Ingenieur Automático Mission Earth Edição “Adventure Ecology” exclusivo em platina da IWC Schaffhausen.
Na conferência de imprensa organizada logo após a sua chegada a Sydney, David de Rothschild deu o sinal de partida oficial para o leilão. Este exclusivo modelo da IWC está prestes a ser submetido a leilão no site da expedição na Internet, em www.theplastiki.com.
A IWC doará o total das receitas à Fundação “Sculpt the Future”, que as fará reverter a favor do projecto “The Plastiki Pod”.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta