Um semi-rígido de cruzeiro
A marca italiana Solemar sempre foi uma referência no segmento das embarcações semi-rígidas destinadas ao cruzeiro. O modelo 28 Oceanic que tivemos a oportunidade de experimentar em Portimão estava equipado com dois motores Honda de 150 Cv cada.
A marca Solemar faz parte, desde 2007, do Grupo Arimar. A Solemar sempre foi uma referência no segmento das embarcações semi-rígidas vocacionadas para o cruzeiro. O lay-out exterior bem como o interior são bem demonstrativos desta realidade. A marca italiana começou agora a ser trabalhada em Portugal e, em Portimão, tivemos a oportunidade de experimentar o modelo 28 Oceanic que, apesar dos seus 8,46m de comprimento, é dos mais pequenos deste construtor.
A marca Solemar é facilmente reconhecível através da cor creme que utiliza nos seus modelos, pela sua concepção clássica e pela qualidade dos materiais empregues na decoração e fabrico.
Exterior
O 28 Oceanic possui um exterior bem concebido com uma zona de estar a ocupar todo o poço composta por um sofá em forma de C a bombordo e um sofá lateral a estibordo (em todos os bancos temos a possibilidade de guardar coisas nos seus interiores). O acesso à plataforma de banhos faz-se através de uma passagem a estibordo (um pouco incompreensível mas, não tem porta).
O posto de pilotagem fica situado a estibordo é amplo e ergonómico. A posição de condução sentada é a mais confortável. O banco tem a capacidade de ser rebatível e, no seu interior temos uma pequena cozinha de apoio com fogão.
A zona da proa é um espaço essencialmente para se estar. Para aceder temos que passar lateralmente, uma manobra que deverá ser efectuada com o barco parado ou em velocidade reduzida pois, não temos grandes pontos de apoio.
Interior
O interior do 28 Oceanic possui uma boa dimensão e com um bom aproveitamento dos espaços. A cabina principal com cama em V, casa de banho independente com duche e a segunda cabina fazem do 28 Oceanic uma boa proposta para quem quer pernoitar a bordo.
A luminosidade é boa, o espaço é bom e a qualidade dos materiais de bom nível. O acesso ao interior da embarcação faz-se através de degraus que são rebatíveis. O posicionamento dos degraus é bom mas, o utilizador demora a familiarizar-se com eles. Uma outra nota positiva deste modelo é a sua capacidade para arrumos.
Navegar
Equipado com dois motores Honda de 150 Cv, o 28 Oceanic demonstrou ser um barco ágil, com resposta fácil e veloz. Com três adultos a bordo atingimos os 37 nós de velocidade máxima às 5800 rpm e demorámos 2,43 segundos a planar.
O conjunto demonstrou uma boa capacidade de manobra e, as embarcações semi-rígidas têm uma grande possibilidade de utilização. O navegar é suave, os flutuadores fazem pouco atrito com a água e a configuração do casco permite manter a estabilidade em curva e uma boa direccionalidade em navegação.
Medições c/ GPS Garmin
A planar em 2,43 s
Mínimo a planar às 2 800 rpm / 11,8 nós
3 000 rpm / 13,5 nós
3 500 rpm / 17,4 nós
4 000 rpm / 21 nós
4 500 rpm / 28,2 nós
5 000 rpm / 31,4 nós
5 500 rpm / 35,2 nós
5 800 rpm / 37 nós
Ficha técnica
Modelo 28 Oceanic
Origem Itália
Construtor Solemar
Comprimento 8,46 m
Boca 3,32 m
Combustível 2 x 200 L
Água 100 L
Peso 5 100 kg
Potência máx. 400 Cv
Lotação 12
Preço c/ 2x Honda BF 150HP 110.358 + IVA
Comercialização Angel Pilot