SeaRibs 450 Open com Yamaha F30

5

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A qualidade dos materiais empregues no fabrico das embarcações é uma das principais preocupações dos responsáveis pelo estaleiro. Segundo um dos gestores da fábrica “…Para além de pessoas qualquer organização só consegue obter bons resultados com a melhor selecção de materiais e máquinas. A escolha das matérias-primas definem a qualidade dos projectos de uma empresa, essa escolha depende muito dos fornecedores. A SeaRib`s procura com os fornecedores a melhor selecção de materiais para a concepção dos seus trabalhos, o lema é trabalhar com qualidade de modo a que o produto final seja aprovado.


A qualidade deverá ser entendida como uma consequência expressa no produto e como uma evidência transversal às funções e actividades de qualquer marca. Ser profissional é ser eficiente, é trabalhar com rigor para alcançar os seus projectos. A SeaRib`s uniu estes dois valores ao trabalhar com profissionalismo e qualidade, sendo reconhecida pelo seu trabalho e ocupando um lugar credível na sua actividade. Temos assim na qualidade e no profissionalismo uma das nossas permanentes prioridades.
A fiabilidade e robustez das embarcações com a assinatura SeaRib`s estão essencialmente ligadas ao facto dos flutuadores utilizados nesta actividade terem como base de construção o Hipalon/Neoprene. Este material faz com que as embarcações possuam uma resistência mecânica superior, maior flexibilidade desta e simultaneamente resistência ao hidrocarboneto. A elaboração dos cascos nas embarcações da SeaRib`s recai num material denominado resina de poliéster insaturado isoftálica. Esta matéria-prima caracteriza-se pela excelente resistência à hidrolises, aos impactos e respectivos fenómenos de osmose e meio marinho…”


O 450 Open
Estamos perante um conjunto ideal para quem se quer iniciar na náutica de recreio, não querendo gastar muito dinheiro e que apenas tem a Carta de Marinheiro.
O conceito de semi-rígido é ideal pois, transmite segurança ao utilizador, é fácil de manobrar dentro dos portos e marinas e o seu transporte não levanta qualquer dificuldade. Este conjunto tem todos esses atributos conseguidos, entre outros, através de um lay-out interior que recorre à clássica consola central, banco duplo para piloto e acompanhante e, por fim um espaço à proa para um pequeno solário.


O espaço interior não é grande mas, também não poderia ser tendo em conta as características da embarcação. Contudo, a capacidade de arrumação está num bom nível graças aos inúmeros espaços para arrumos existentes como, por exemplo, no interior do banco, na consola e à proa. Bem como a circulação a bordo.
O SeaRibs 450 Open estava equipado com um motor Yamaha de 30 Cv de potência que pertence à última geração de motores deste fabricante japonês. As condições na ria de Aveiro estavam ideais para experimentar o conjunto pois não soprava vento e a água estava calma. Com dois adultos a bordo o conjunto sai rápido da água e apenas em 2,36 s estávamos a planar e, no teste de aceleração chegámos às 5000 rpm em 9,28 s e a fazer uma velocidade de 18 nós. Devemos ter alguma atenção na distribuição dos pesos em embarcações com estas características (curtas de comprimento e com potência baixa) pois, são muito sensíveis e uma má distribuição irá afectar o rendimento.
A condução no SeaRibs 450 Open é divertida, o conjunto mantém-se a planar às 3600 rpm e a fazer 10 nós. A resposta à solicitações do piloto são rápidas e sem quebras e, a velocidade máxima alcançada foi de 20 nós e às 5500 rpm. Nesta situação extrema, o conjunto esteve sempre sobre controlo e sem reacções estranhas.


Ficha do barco
Nodelo 450 Open
Origem Portugal
Construtor SeaRibs
Comprimento 4,45 m
Comprimento interior 3,48 m
Largura 2,12 m
Largura interior 1,10 m
Peso s/motor 160 kg
Preço conjunto 9 900,00€

Ficha do motor
Modelo F30
Origem Japão


Fabricante Yamaha
Tipo 4 tempos e três cilindros em linha
Cilindrada 747 cc
Carburação EFI
Sistema de ignição CDI computorizado
Peso +/- 88 kg


Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

5 comentários

  1. Luis Ramos Ligado

    Bom dia,

    Agradeço a vossa ajuda no sentido de me informarem, sobre informações(teste) deste modelo da searibs 4,50
    com este motor Yamaha 30 cv!
    A minha questão é , se levar 4 pessoas ou mais este motor será fraco ou não? Será preferível o de 40 cv?
    Finalmente o preço do conjunto 9900 eur. inclui atrelado, consola, barco e motor???
    Em que data foi feito este teste?????
    Muito obrigado pela vossa informação! Agradeço mesmo a vossa resposta uma vez que fizeram o teste ao barco, pois estou muito interessado neste modelo em Particular.
    Sinceros Cumprimentos
    Luis Ramos

    • Náutica Press Ligado

      Boa tarde Luis Ramos
      Obrigado pelo seu email. O teste ao conjunto foi efetuado em Fevereiro de 2009.O preço era do barco com o motor. Levar mais de 4 pessoas vai depender das condições de mar mas, penso que será um pouco demais tendo em conta ao espaço existente no interior da embarcação. A relação potência / barco irá depender do tipo de programa quer fazer e onde vai navegar e com que condições. Como pode ver pelas imagens, o conjunto foi experimentado com águas calmas e, por isso, não sei qual o comportamento em mar. Mas, num barco com esta dimensão não podemos dar-lhe muita potência pois fica difícil de pilotar e muito instável (falta-lhe peso e comprimento). Espero ter-lhe ajudado e fico ao seu dispor para qualquer outra informação. Vasco de Melo Gonçalves

      • Luis Ramos Ligado

        Bom dia Senhor Vasco Gonçalves,

        Agradeço imenso a sua resposta à minha solicitação! Vou ser prático no uso do semi rígido que pretendo comprar…eu moro em Portimão, quero uma embarcação deste tipo para uma utilização de baixo custo em classe 5 em que irá na maior parte das vezes ser usada na pesca ao longo da costa/ foz do rio Arade basicamente na técnica spining-corrico aos robalos/corvinas. chocos lulas com “palhaço” e fundeado dentro do rio para douradas robalos especialmente à noite.(2 pessoas máximo) Passeios também ao longo da costa ria Alvor etc.(4-6 pessoas).Pensei nesta embarcação porque já tive um searibs open mas o 3,70 com Yamaha 15 cv, mas revelou-se muito pequeno para levar todo o equipamento mais outra pessoa, por isso preciso de um maior mas não muito maior, porque o espaço para o guardar é apenas 1 lugar de garagem.
        Penso que a searibs é o melhor fabricante Português de semi rígidos em Portugal, gosto especialmente da linha de proa do casco do open 4,50 e o próprio V do mesmo, parece já aguentar alguma vaga sem nos molhar-mos!
        O motor Yamaha que na minha opinião é só o melhor motor do mercado dos fora de borda a 2 e a 4 tempos e fará um bom casamento com o searibs!
        Agora pergunto se o motor com 30 cv é suficiente ou será melhor o de 40 cv!
        Atendendo ao tipo de uso, corrico/ spinning velcidades 3, 4 ,5 nós/ muitas horas e com paragens a trabalhar a relanti e eventualmente posso pescar à chumbadinha aos sargos, tendo potencia suficiente para fugir a uma vaga, embora na costa sul não seja tão exigente como na zona de Sagres!!
        A outra questão é se o preço de 9900 eur. era do barco com o motor e mais a consola e o kit de direcção/caixa/ comando /cabos etc já incluído pronto a andar?
        Tal como nas fotos do teste no vosso artigo!
        9900 eur. mais IVA? ou preço final?
        Infelizmente a informação alusiva ao test drive e outras informações da searibs são difusas e escassas e agora estou a sobrecarrega-lo a si com tantas questões! Por isso peço desculpa!
        Será que a searibs este ano 2015 vai estar na nauticampo???

        Agradeço a sua compreensão e muitos cumprimentos

        Luis Ramos
        Um grande e sincero abraço

        • Náutica Press Ligado

          Bom dia Luis Ramos
          Penso que o motor de 30 Hp será suficiente. O preço referido no artigo era, preço final. Em relação à presença da Searibs na Nauticampo não tenho ainda qualquer informação mas, sei que a Yamaha vai estar presente. Cumprimentos.

          • Luis Ramos Ligado

            Bom dia Sr. Vasco Gonçalves!

            Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda neste tema!
            Estou praticamente decidido em comprar um conjunto igual a este, tendo a esperança de que poderei encontrar este conjunto na feira…vamos ver! Se souber alguma informação relevante agradeço que me informe!

            Sinceros Cumprimentos
            Luis Ramos

Deixe Resposta