CULTURA: Inaugura no próximo sábado, 9 de Maio, na estação do Rossio “Titanic” – o barco mais famoso

0

Há precisamente 97 anos, na madrugada de 14 para 15 de Abril de 1912, o maior e mais luxuoso barco alguma vez construído – o RMS Titanic – afunda-se no seu trajecto inaugural ao colidir com um iceberg no Atlântico Norte. O navio tinha zarpado de Inglaterra apenas quatro dias antes, transportando 2.228 passageiros no total, incluindo comerciantes, bancários, industriais, artistas, membros do governo, famílias que emigravam para os Estados Unidos com o sonho de uma nova vida e uma tripulação composta por 885 membros. O transatlântico, que na época se considerava praticamente insubmergível, afundou a pique em menos de três horas, depois do seu casco se partir em dois, resultado do embate com um iceberg. Mais de 1500 pessoas morreram na catástrofe.
Os escombros do barco mais famoso da história adormeceram no fundo do mar até que a empresa RMS Titanic. Inc. adquiriu os direitos para resgatar a memória do navio e preservá-la para a posteridade. Lisboa acolhe no Espaço Rossio, a partir de 9 de Maio, a exposição “Titanic” uma emocionante viagem através da tragédia e das histórias dos passageiros cujas vidas mudaram para sempre desde aquele dia 14 de Abril.
A exposição, que foi já visitada por mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo, e que chega finalmente a Portugal, centra-se nas cativantes histórias dos passageiros que se encontravam a bordo e que ficaram marcadas na memória dos seus netos e familiares, bem como nos mais de 230 objectos autênticos encontrados nas profundezas do mar, resgatados pela empresa RMS Titanic Inc. e que são mostrados para deleite do público.
Frascos de perfumes pertencentes ao perfumista Adolf Saafeld, que viajava para Nova Iorque para vender as suas amostras que ainda conservam o odor, apesar dos mais de 90 anos que estiveram submersos no oceano, peças da bacia de porcelana gravada com o logo da companhia de navegação mais avançada da época, a White Star Line, e inclusivamente uma garrafa de champanhe que nunca foi aberta.
Uma vez a bordo, os visitantes da exposição sentem-se como se estivessem em 1912. Ao comprar a entrada cada pessoa recebe uma réplica dos bilhetes do Titanic, para começar a viagem cronológica através da vida do transatlântico, desde a construção do barco, a vida a bordo, o seu trágico afundamento, e os surpreendentes objectos resgatados. Podem ainda maravilhar-se com a recreação das cabinas de primeira e terceira classe e desfrutar de uma bebida no Café Verandah, um espaço inspirado no café da classe mais luxuosa, sentindo-se como parte da viagem daquele fatídico trajecto entre Southampton e Nova Iorque.
A exposição oferece a possibilidade do visitante experimentar as sensações daquela viagem. É possível tocar com a mão no gelo de um iceberg de 8 metros enquanto se aprendem histórias sobre heroísmo e humanismo. O submarino com o qual se realizam as expedições ao fundo do mar e que permite resgatar os objectos expostos é outro dos valiosos materiais que podem ser admirados na exposição “Titanic”.

Sobre a RMS Titanic Inc.
A exposição “Titanic’ é organizada pela RMS Titanic Inc., a única empresa que detém os direitos legalmente reconhecidos para recuperar e preservar os objectos provenientes do Titanic, submersos a 3.800 metros no Atlântico Norte. Desde 1994, quando os tribunais reconheceram o direito à RMS Titanic Inc. para tratar de salvaguardar a memória do navio através da recuperação de artefactos do fundo do mar, realizaram-se já sete expedições através das quais se recuperaram mais de 5.500 objectos.

INFORMAÇÃO UTIL SOBRE A EXPOSIÇÃO
Local: Espaço Rossio – Estação do Rossio, piso superior (Lisboa)
Datas: Abertura a público a partir de 9 de Maio (sábado)
Horário: TODOS OS DIAS (incluindo domingos e feriados) das 10H00 às 21H00 (a exposição encerrará as portas às 22H30 horas para os visitantes da última sessão)
Preços: O quadro seguinte identifica os preços dos bilhetes se comprados através da página Web www.titaniclisboa.com.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta