Dipol 600 Open – Um cruzeiro – Passeio com bom tempo

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

O modelo 600 Open do construtor espanhol Dipol, agradou-me por diferentes aspectos. Estamos perante uma embarcação simples, funcional e que cumpre bem com os seus objectivos.


Aspecto da proa com a mesa montada

Objectivos estes que são diferenciados, por um lado, um barco pensado para uma utilização em família e para a realização de pequenos passeios costeiros onde o conforto, a segurança e a boa circulação estão assegurados. Mas se a utilização pretendida for, por exemplo, a pesca desportiva, o 600 Open também tem argumentos para se impor. Tudo que é estofos pode ser retirado e o resultado é um barco simples, lay-out funcional e grande capacidade de arrumação. O poço é espaçoso e a borda tem uma boa altura para quem está pesca.


A proa tem uma boa capacidade de acolher pessoas

Ao nível dos acabamentos não há nada a apontar ao construtor. Não estamos perante um modelo de luxo mas, os acabamentos são de qualidade e demonstram um conhecimento profundo dos gostos e necessidades do cliente final.

Ao nível da motorização, o construtor tem, em Espanha, um acordo com a marca de motores Yamaha. Em Portugal não existe a obrigação de comercialização com esta marca, estando o distribuidor habilitado a comercializar com outra marca de motores fora de bordo.


Aspecto do porão de proa destinado ao ferro e respectivos cabos

A navegar o conjunto mostrou qualidades positivas, com um comportamento muito estável e previsível. Estas características são ideais para quem se está a iniciar na náutica de recreio e que precisa de um modelo que lhe transmita segurança. Por outro lado, o barco proporciona uma boa vivência a bordo quando estamos a navegar. Se, porventura, estamos no posto de pilotagem o pára-brisas protege-nos e, na consola, temos diversos pontos de apoio. Os bancos de popa também são confortáveis e seguros.


O banco situado em frente da consola é confortável mesmo, com a embarcação em andamento

Numa apreciação final, o Dipol 600 Open possui todos os argumentos para se impor no seu segmento de mercado. As linhas são clássicas e elegantes, o conceito consola central permite uma circulação ideal a bordo, a qualidade dos acabamentos está acima da média e, por fim, um lay-out inteligente a proporcionar diferentes zonas de estar.

INTERIOR
O interior do modelo 600 Opem é um dos mais interessantes deste construtor espanhol. Isto porque tem tudo o que é necessário para uma jornada na água com qualidade.


A consola central é envolvente e possui bastante espaço para arrumos e colocação de equipamento extra

Numa primeira análise, temos duas zonas de estar bem distintas. À proa, o banco em V e a mesa ajustável permitem criar um espaço de estar e para tomar refeições mas, se necessário, a mesa rebate e fica ao nível do banco e, transforma o espaço num solário. À popa, um outro espaço para estar e para tomar uma refeição. Aqui temos os dois bancos laterais junto ao painel de popa e o banco duplo do posto de pilotagem que tem encosto móvel e a possibilidade de instalar uma mesa. Com esta disposição de áreas as pessoas distribuem-se pelo barco de uma forma mais equilibrada e, não necessitam de estar uma em cima das outras.


O poço pode ser transformado em zona de estar com a introdução da mesa

A consola central possui uma dimensão adequada ao barco e é um elemento de equilíbrio estético. Protege bem os tripulantes, possui bastante arrumação e tem espaço suficiente para instalação de instrumentação adicional de ajuda à navegação. A consola, ao nível do pára-brisas, é envolta por um varão de aço inox bem resistente. Integrado na consola temos um banco acolchoado e com encosto que dá para a zona da proa.Um outro aspecto interessante é a capacidade de arrumação que este modelo tem. Os interiores dos bancos são aproveitados para criar espaços de arrumos e, no poço, temos um porão de grandes dimensões.


Se retirarmos os bancos ficamos com um poço desimpedido e apto para qualquer prática desportiva

Para finalizar a análise ao interior temos mais duas notas positivas. O conceito de embarcação consola central permite uma boa circulação pelas passagens laterais que são muito espaçosas. A altura da borda é boa porque transmite segurança e conforto a quem está, por exemplo, em acção de pesca.

NAVEGAR
O modelo 600 Open da Dipol foi o que mais me atraiu, entre os restantes modelos da marca, quando tive a oportunidade de o experimentar em El Rompido (Espanha). O aspecto visual e uma concepção de barco moderna conferiam-lhe algum potencial. Predicados que se confirmaram na água.O acesso ao interior do barco faz-se sem qualquer dificuldade e pode ser através do painel de popa ou lateralmente, junto à consola.O posto de pilotagem é ergonómico e a posição de condução é bom quer de pé como sentado. Temos um controlo visual de toda a embarcação o que facilita a manobra e aumenta a segurança.


A capacidade de arrumação no Dipol 600 Open é grande e bem distribuída ao longo do barco

A manobra de saída do pontão foi feita sem qualquer dificuldade pois, o conjunto responde bem às solicitações de quem comanda e a pouca altura da obras-mortas não deixa que o vento tome conta do barco.
A navegar o conjunto tem um comportamento muito saudável, com uma entrega de potência progressiva e, quando atingimos a velocidade máxima de 27 nós, o conjunto mantêm-se estável transmitindo segurança a quem vai a pilotar. O barco curva bem tendo somente de ter em atenção a posição do trim para não cavitar. Quando experimentámos o barco a tripulação era composta por dois adultos e a segurança a bordo é irrepreensível pois diversos pontos de apoio.


A passagem lateral é ampla e segura

Quanto ao motor, o Yamaha F80 tem uma potência que julgo ser adequada para este tipo de barco e para as condições em que experimentámos o 600 Open.
O motor Yamaha F80 é, uma unidade a 4 tempos, bem apropriado para este modelo que, segundo o estaleiro, permite instalar um motor fora de borda com uma potência até 140 Cv. Como principais características deste motor a 4 tempos temos: EFI – Sistema de Injecção Multiponto (Injecção Electrónica de Combustível) para uma performance mais ecológica e eficiência do combustível; Motor DOHC (Dupla Árvore de Cames à Cabeça) confere uma aceleração e performance melhoradas; Ajuste variável de RPM; Sistema de arranque sem botão do ar PrimeStart™; Power Trim & Tilt de grande amplitude para permitir um controlo suave com um simples botão; Protecção anticorrosiva ideal Yamaha.

Ficha técnica
Modelo 600 Open
Origem Espanha
Construtor Dipol
Comprimento total 6,50 m
Comprimento do casco 5,95 m
Boca 2,36 m
Lotação 6
Potência máx. 140 Cv
Preço s/motor e s/impostos 11 900€
Comercialização Nauti Tavira


O Dipol 600 Open é um barco elegante e proporcionado

Ficha do motor
Modelo F80
Origem Japão
Fabricante Yamaha
Cilindrada 1596 cc
Potência 80 Cv
Peso 164 kg

Medições
Mínimo a planar 3100 rpm / 9,5 nós
3500 rpm / 12,4 nós
4000 rpm / 18 nós
4500 rpm / 20,8 nós
5000 rpm / 24,5 nós
5500 rpm / 26,8 nós
5700 rpm / 27,1 nós

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta