A feira continua ser um importante espaço de negócio para o sector, 238.000 visitantes deram confiança á indústria de iates e desportos náuticos.
Devido á crise económica que se vive muitos eram aqueles, que tinham uma opinião pessimista sobre a feira mas, a 25 de Janeiro e depois de estar a decorrer à 9 dias, não restava dúvidas de que a indústria náutica não tinha parado e a demonstrá-lo estavam os 238.000 visitantes oriundos de 65 países. Esta realidade fez com que quase todos os expositores e, em todos os segmentos, tivessem um motivo para sorrir no final da feira.
No ano de 2008 o número de visitantes foi de 267.000, área de exposição de 220.000m², 17 pavilhões, 1641 expositores de 57 países.
A Boot 2009 aconteceu durante uma das épocas mais ingratas para o consumidor. Como antecipado o número de visitantes diminuiu, mas conseguimos manter os entusiastas das grandes embarcações que tem um poder económico maior, comentou Werner Matthias Dornscheidt, Presidente e CEO da Messe Düsseldorf. A Boot provou mais uma vez que é o barómetro económico e estimulo para o negócio da indústria.
Questionários feitos aos visitantes confirmaram que 71% tinham intenções de comprar uma embarcação, equipamento ou equipamento para desportos náuticos em 2009. Só 60% chegaram a comprar ou encomendar na feira. Um total de 45.000 visitantes vindos do estrangeiro, com um interesse acrescido das Américas e Médio-Oriente.
De acordo com Jürgen Tracht, o mercado de barcos e iates é caracterizado por uma distinta tendência: Os clientes dão valor á inovação e qualidade mais do que ao preço. Companhias que são criativas e oferecem conveniência, alta qualidade e serviço são capazes de se aguentar no mercado.
Isto é especialmente aparente na área de barcos á vela e iates.
Contudo o comércio nos grandes iates não superou as do ano passado, líderes de mercado continuaram a declarar boas vendas e muito interesse de potenciais compradores com base no estrangeiro.
Nos equipamentos e acessórios a exigência é para mais conforto e segurança, e os níveis foram idênticos aos do ano passado.
Nas compras para as férias, não houve qualquer quebra. A Boot Dusseldorf continua a ser paragem obrigatória para comprar férias. De acordo com o questionário realizado, 54% dos visitantes estavam a planear algum tipo de férias que envolvessem desportos náuticos, enquanto 42% estavam á procura de um próximo destino na feira. Charters e expositores neste sector declaram o que negócio foi bom. Os barcos casa foram muito populares para férias, pois não é preciso licença para navegação fluvial na Europa.
Outro dos elementos mais visitados da feira é o Diving Show no hall 3, a maior feira de equipamento de mergulho e turismo ligado a este desporto. Os fabricantes de equipamento e as agências estavam particularmente satisfeitas como a feira correu.
Mas as embarcações continuam no topo da agenda dos visitantes, dois em cada três visitantes vieram á feira por causa deste segmento. Outras áreas foram os equipamentos, motores, acessórios técnicos, turismo, charters e claro mergulho.
Os dez parques temáticos foram também mais uma vez muito populares com os visitantes, o Sailing Center, o Classic Show, Big Blue Holiday World e o Diving Show.
Mais uma vez, em 2009, a Boot Düsseldorf superou expectativas. De acordo com o questionário inicial mais de 90% dos visitantes afirmaram que as suas expectativas foram saciadas, a Boot Dusseldorf de 2010 decorre de 23 a 31 de Janeiro.