A associação Sur Tous Les Océans (STLO) iniciou a construção de um veleiro de 40 pés em Fibra de Linho, tendo em vista a participação na regata Route du Rhum em 2010.
Este projecto iniciado por Régis Garcia inscreve-se dentro da lógica dos valores que a STLO defende: inovação, performance e respeito pelo ambiente.
Assim, Régis Garcia ficará responsável pelo leme deste veleiro inovador que utiliza fibras naturais e energias renováveis.
Actualmente skipper do Mini 6.50 Sponsorshop-Batiproduits, Régis Garcia terá como objectivo participar na edição de 2010 da Route du Rhum, mas desta feita ao leme de um Class 40. Desenhado por Julien Marin, o barco é uma evolução dos seus dois primeiros protótipos que se apresentaram na Route du Rhum de 2006, assim como na Transat Jacques Vabre 2007. O barco será construído nos estaleiros Marée Haute e a empresa Lineo fornecerá os reforços em Fibra de Linho.
A utilização do linho representa uma importante inovação na construção naval, ainda mais na construção de um veleiro de competição de travessias atlânticas. Iremos demonstrar que a Fibra de Linho é performante e que pode representar uma alternativa eficaz em relação aos materiais tradicionais, como a fibra de vidro. Declara Régis Garcia que conta já com o apoio do Comité Interprofessionnel de la Production de Lin (CIPALIN) e da Libeco Lagae.
O barco deverá ser apresentado no Salão Náutico de Paris em 2008 e participar posteriormente em eventos como o Grand Prix Petit Navire, o recorde SNSM, a Transmanche, o Fastnet, a Cowes-Dinard, mas também em provas da Class 40, como a regata Sables-Madère-Les Sables, o Mundial Classe 40 e a Transat Jacques Vabre.
O baptismo de água está previsto para Fevereiro de 2009, estando entretanto Régis Garcia à procura de parceiros que se queiram associar a sua imagem a este inovador projecto que respeita o ambiente.