REGATA / Troféu de Portugal TP52: Nas águas do Algarve Americanos do Quantum foram arrasadores

0

Copyright © Texto: V.M.G. Fotos: V.M.G. e DR

Quantum Vencedor (Foto: Mário Gouveia)

Quanto aos portugueses, Diogo Cayolla e o “seu” Caixa Galícia foram os últimos ganhadores da época, sendo primeiros na derradeira regata. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, terminou a prova portuguesa no 14º lugar, enquanto o Desafio, de Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, foi 6º.

A prova portuguesa que decorreu em Setembro é a única disputada no Atlântico, tem organização da João Lagos Sports, o patrocínio do Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Portimão e está integrada no âmbito do programa Allgarve.

O Quantum Racing, que já no penúltimo dia tinha conquistado por antecipação o circuito Audi MedCup 2008 – sucedendo ao Artemis – conseguiu um outro feito, vencendo o Troféu de Portugal – Cidade de Portimão e tornando-se na única equipa a alguma vez ter vencido 3 etapas numa época: “É incrível. Trabalhámos muito duro durante toda a temporada e este foi o culminar de todo esse esforço. Desde o início da época que a nossa estratégia foi tentar estar sempre entre os 5 primeiros. O barco é rápido, bem equipado e mantive a mesma tripulação toda a época”, afirma Terry Hutchinson, leme do Quantum.
Na etapa portuguesa, o Matador, do argentino Alberto Roemmers, foi 2º classificado e acabou no pódio do circuito Audi MedCup, sendo 3º. O Bribón, de do espanhol José Cusí e onde costuma navegar o Rei Juan Carlos, foi 3º em Portimão mas termina a época na vice-liderança da Audi MedCup, a 54.2 pontos do Quantum.

Para o Bigamist 6, de Pedro Mendonça, a derradeira prova do circuito foi irregular, tendo alcançado um 5º e um 13º lugar no último dia, o que os deixa na 14ª posição final: “Em relação a Cartagena, melhorámos nas manobras e foi bom verificar que podemos incomodar, algumas equipas mais fortes, quando as coisas nos correm bem”, afirma o armador do Bigamist 6.
Quanto aos restantes portugueses, destaque para Diogo Cayolla que viu o “seu” Caixa Galícia fechar a época com um triunfo e ser 8º na Audi MedCup. Por seu turno, o Desafio, de Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, foi 6º no Troféu de Portugal, encerrando a época em 7º.


Entrega de prémios
O Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports, com o patrocínio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Portimão e integrado no âmbito do programa Allgarve 2008, encerrou o Circuito Audi MedCup com uma cerimónia de entrega de prémios verdadeiramente fantástica, no belo recinto do evento situado na Marina de Portimão.
Comovido mas muito feliz, Terry Hutchinson, leme do Quantum, e a sua tripulação subiram por quatro vezes ao pódio, ou não fosse a equipa que merecera mais prémios na época de 2008. A equipa norte-americana, que venceu três das seis etapas deste ano (Cagliari, Maiorca e Portimão) recolheu, assim, o prémio da vitória no Troféu de Portugal-Cidade de Portimão, o da conquista do Circuito Audi MedCup 2008 e mais dois prémios oferecidos pela Breitling.


A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, o Presidente do Conselho de Administração da João Lagos Sports, João Lagos e o Administrador da Breitling Portugal, Adalberto Teixeira.
Garantida está, também, a prova do Troféu de Portugal-Cidade de Portimão em 2009. O Circuito Audi MedCup visitará novamente as águas de Portimão, para agrado dos armadores dos TP52.

Troféu de Portugal
Classificação final após 8 regatas
1º Quantum
2º Matador
3º Bribón
4º Caixa Galícia
5º Platoon powered by Team Germany
14º Bigamist 6

Classificação final Audi MedCup
1º Quantum Racing
2º Bribón
3º Matador
4º Artemis
5º Platoon powered by Team Germany
16º Bigamist 6


Bigamist 6
Termina na 14ª posição
O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, terminou na 14ª posição do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, que decorreu, na cidade algarvia.
O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, foi algo irregular na derradeira jornada e caiu para o 14º lugar do Troféu de Portugal. Na geral do circuito Audi MedCup, o único barco português que apenas participou em duas etapas, foi 16º classificado.
Afonso Domingos, skipper do barco, comentou o último dia de provas, “A primeira regata do dia correu-nos bem com o 5º lugar mas na segunda sofremos uma má largada e depois fomos tapados, o que nos prejudicou até ao final da regata. Contudo estou muito satisfeito porque fizemos cambadelas muito boas e melhorámos nas manobras. No geral, nesta prova cometemos erros normais, que acontecem também às melhores equipas, e ainda temos de melhorar na velocidade. Contudo o que marca a grande evolução do Bigamist 6 são as manobras, que melhorámos muito.”
Pedro Mendonça, proprietário do Bigamist 6, fez um balanço positivo da sua participação. “O Troféu de Portugal-Cidade de Portimão foi uma prova onde melhorámos nas manobras e foi bom verificar que podemos incomodar algumas equipas quando as coisas nos correm bem, como com o quinto lugar alcançado neste último dia. A organização está de parabéns, pois tanto em mar como em terra funcionou tudo muito bem. Mais uma vez foi um prazer estar em Portimão. Esta configuração da prova é única, com esta bela marina de Portimão, e com a proximidade do hotel e a tenda VIP… com tudo perto. Esta prova é um prestígio para o país.”
A próxima prova do Bigamist 6, será o Troféu César Manrique, em Lanzarote, no mês de Outubro.


João Lagos, Nuno Van Uden, Pedro Mendonça e Afonso Domingos (Foto: Mário Gouveia JLS)

Prémio da Comissão “D. Carlos – 100 anos”
O armador Pedro Mendonça e a sua tripulação do Bigamist 6 foram homenageados pela Fundação D. Manuel II, durante a realização do Troféu de Portugal-Cidade de Portimão.
Este prémio é um reconhecimento pelo entusiasmo e investimento que Pedro Mendonça tem na prática da Vela e por ter colocado o nome de Portugal na elite da Vela Mundial.
A entrega do prémio da “Comissão D. Carlos – 100 anos”, decorreu numa cerimónia que contou com a presença de João Lagos, Presidente do Conselho de Administração da João Lagos Sports e Nuno Van Uden, Presidente da “Comissão D. Carlos – 100 anos”.
Perante um numeroso público presente no Crew Lounge do “Troféu de Portugal-Cidade de
Portimão” Pedro Mendonça agradeceu a distinção: “Sinto-me muito lisonjeado e é um com grande honra que recebo este prémio da Fundação D. Manuel II”, ainda mais por todo o historial e feitos do Rei D. Carlos”.


Ruben Faria
Com novo Desafio

Fotos: ©Mário Gouveia / JLS

O piloto português vencedor do Pax Rally aceitou o desafio e saiu para navegar em Portimão, apenas algumas horas depois de ter conquistado uma importante vitória na sua carreira.
Dia de treino da etapa de portuguesa da Med Cup TP52. O Troféu de Portugal teve no mar a presença de um convidado muito especial que trocou as duas rodas pelos molinetes e pelas velas. Falamos do piloto algarvio Ruben Faria que, apenas algumas horas depois de se sagrar vencedor absoluto do Pax Rally, aceitou o convite do barco Desafio e assumiu o papel de Tripulante 15, vivendo a emoção de uma regata de alto nível. O piloto que dominou em moto liderando em cada uma das etapas, teve uma estreia auspiciosa a bordo do Desafio que se manteve sempre na frente e terminou na segunda posição, depois de


um salto de vento ter beneficiado os italianos do Audi Q8 que assumiram no final a liderança. Na terceira posição ficou o Cristabella, isto num dia em que o vento não soprou com grande intensidade mas que teve algumas oscilações. Um dos impulsionadores e patrocinadores do projecto Desafio, o português Gonçalo Esteves da Quebramar ficou satisfeito com esta prestação que considerou importante para a realização nos próximos dias de boas performances que levem no final à conquista do melhor resultado neste ano de estreia do barco no circuito.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta