UIM Campeonato do Mundo P1 – Vigo/Corridas Endurance

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: DR.

Equipa Conam Yachts é Campeã do Mundo
Powerboat P1 na classe SuperSport

O segundo dia de provas do Grande Prémio Turismo de Vigo foi palco para a consagração do campeão 2008 da categoria SuperSport. Após a penalização imposta ao Nº. 38 Baia High Performance na corrida Sprint – que venceram na água mas à custa de sucessivas infracções ao limite de velocidade regulamentar – Aaron Ciantar e Ângelo Tedeschi, aos comandos do barco Nº. 44 Conan Yachts, sagraram-se Campeões do Mundo Powerboat P1 2008, repetindo o êxito de 2007. Os 200 pontos arrecadados graças às duas vitórias nas corridas Sprint e Endurance foram suficientes para reclamar o ceptro quando ainda falta disputar o Grande Prémio de Portugal.

A segunda corrida do programa da classe SuperSport foi muito interessante, pois os novos campeões do Mundo tiveram de se aplicar a fundo para bater Stefano Acanfora, Renato Guidi e Roy Carpasso, piloto, “throttleman” e navegador do barco Nº. 38 Baia High Performance. Contas feitas, a vitória foi para o Conan Yachts, seguido do Baia High Performance e do Nº.47 Silverline Buzzi Bullet de Jan Falkowski e Drew Langdon. Quem não teve um fim-de-semana fácil foi o segundo classificado do campeonato, o Nº.07 VoomVoom.com. Gareth Williams e Vahid Ganjavian não terminaram a corrida Sprint e não foram além do quarto lugar na Endurance. No final e depois de uma animada cerimónia no pódio, Ângelo Tedeschi estava verdadeiramente radiante com o seu primeiro campeonato. “Foi fantástico vencer o campeonato aqui. Tínhamos que conquistar 20 pontos para nos colocarmos ao abrigo de qualquer problema, assumimos como objectivo a vitória e conseguimos o objectivo. Vamos para Portugal motivados para tentar mais duas vitórias. Foi o primeiro ano com o Aaron e estou satisfeito, pois a sua prestação foi óptima”. Perante milhares de espectadores, os espectaculares barcos da classe Evolution cumpriram a corrida Endurance, tendo como cenário a possibilidade de James Sheppard e Craig Wilson, aos comandos do barco Nº.99 Fountain Worldwide 1st4boats.com, sagrarem-se campeões. Depois da convincente vitória do barco Nº.69 Honeyparty.com de Luca Fendi e Lino di Biasi na corrida Sprint, as contas complicaram-se um pouco para o Nº.99 Fountain Worlwide, mas como referiu no final Craig Wilson, “o segundo lugar satisfez-nos e não valia a pena forçar o andamento num mar que não nos era muito favorável, quando estamos solidamente na frente do campeonato.”


Para não fugir à regra, esta corrida Evolution foi muito disputada, com vários barcos a lutar pelas primeiras posições. Na largada, o Nº.99 Fountain Worldwide 1st4boats.com tomou a liderança e foi-se destacando dos restantes até que um problema mecânico forçou à redução do andamento, deixando na frente o Nº.88 Kiton Outerlimits de Joe Sgro e Giancarlo Cangiano. A liderança acabou por ser efémera, pois vindo lá de trás o Nº.10 Fantastic 1 de Luca Fendi e Lino di Biasi rapidamente chegou ao primeiro lugar, levando atrás de si o Nº.60 GFN Gibellato de Marco Pennesi e Giampaolo Montavoci.
Porém, um falhanço colectivo numa das viragens do percurso promoveu à liderança o Nº.53 Pignolo 53 pilotado por Guido Cappellini e Massimiliano Ferrari. Uma reviravolta impressionante na classificação, pois o barco Nº.53 estava no sexto lugar quando viu a liderança cair-lhe verdadeiramente nos braços. O segundo lugar ficou para o Nº.77 Lucas Oil, sendo terceiro classificado a embarcação Nº.69 honeyparty.com. Com estes resultados, a equipa de Paul Sinclair e Richard Carr venceram o Grande Prémio Turismo de Vigo (classificação obtida pela soma das duas corridas).

No campeonato, o Nº.99 Fountain Worldwide 1st4boats.com continua na frente com larga vantagem sobre os restantes, bastando a Craig Jones e James Stewart uma mão cheia de pontos para vencerem o título. Porém, matematicamente e devido ao sistema de bonificações, apenas na última prova do campeonato, a realizar-se em Portimão se saberá quem vai ser o campeão Powerboat P1 2008 na classe Evolution. O Grande Prémio de Portugal será disputado nos dias 26 a 28 de Setembro.

Classificações
Classe SuperSport
Corrida Sprint
1º Nº.44 Conan Yachts 100 pts
2º Nº.22 Big Sergio 80 pts
3º Nº.26 Redline 60 pts
4º Nº.46The Spirit of Portomaso 50 pts
5º Nº.38 Baia High Performance 40 pts
Classificados mais 4 barcos

Corrida Endurance
1º Nº.44 Conan Yachts 100 pts
2º Nº.38 Baia High Performance 80 pts
3º Nº.47 Silverline Buzzi Bullet 60 pts
4º Nº.7 VoomVoom.com 50 pts
5º Nº.46 Spirit of Portomaso 40 pts
Classificados mais 3 barcos

Classe Evolution
Corrida Sprint
1º Nº.69 honeyparty.com 100 pts
2º Nº.99 Fountain Worldwide 1st4boats.com 80 pts
3º Nº.57 Centaurian Yachts 60 pts
4º Nº.53 Pignolo 53 50 pts
5º Nº.60 GFN Gibellato 40 pts
Classificados mais 4 barcos

Corrida Endurance
1º Nº.53 Pignolo 53 100 pts
2º Nº.77 Lucas Oil 80 pts
3º Nº.69 honeyparty.com 60 pts
4º Nº.88 Kiton Outerlimits 50 pts
5º Nº.57 Centaurian Yachts 40 pts

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta