Gavia Wilkinson-Cox |
A Cascais Dragon Gold Cup 2008 foi dominada, em absoluto, pelas tripulações compostas por velejadores britânicos. Em 2009, a Dragon Gold Cup será disputada na Dinamarca.
As tripulações inglesas fizeram o pleno, conquistando os três lugares do pódio através de Poul Richard Hoj Jensen/Theis Palm/Andrew Mordem, Gavia Wilkinson-Cox/Jon Mortimer/Ron Rosenberg e Robert Campbell/Matt Walker/Jonathan Hill.
A Nations Cup também segue para Inglaterra com a Taça a ser levada por Gavia Wilkinson-Cox, por ter sido a mais bem classificada, do país vencedor, na última regata. Manuel Champalimaud/Mark Hart/Ed Streeter foram a melhor equipa portuguesa terminando na 6ª posição.
A 6ª e última regata da Cascais Dragon Gold Cup, prometia muita emoção. À largada, três tripulações, Poul Jensen, Manuel Champalimaud, Robert Campbell, estavam separadas por apenas 6,7 pontos e a 4º classificada, Gavia Wilkinson-Cox, também estava próxima e podia sonhar em chegar ao pódio.
Poul Jensen |
As expectativas não saíram defraudadas, com as tripulações eslavas a aproveitarem o facto de não estarem na luta pelas medalhas. Os russos Maxim Semerkhanov/Dmitri Tereshkin/Ruslan Formichev alcançaram a vitória, seguidos pelos ucranianos Eugeniy Braslavets/Sergey Timokhov/Claus Olesen e pelos portugueses António Mardel Correia/Pedro Rebelo de Andrade/Bernardo Santos que, desta forma, mantiveram o excelente nível das tripulações nacionais na competição.
Na geral da Cascais Dragon Gold Cup, o pódio foi totalmente britânico com Poul Richard Hoj Jensen a conquistar o título. Gavia Wilkinson-Cox, graças ao 5º lugar alcançado na derradeira regata, subiu à 2ª posição e Robert Campbell, foi terceiro. O português
Manuel Champalimaud |
Manuel Champalimaud, foi 24º na 6ª regata e desceu para o 6º lugar na classificação final. Destaque ainda para a tripulação composta por Henrique Anjos/Vasco Serpa/Pedro Costa Alemão que terminaram no 10º posto final. A Dragon Gold Cup 2009 será realizada na Dinamarca.
A Cascais Dragon Gold Cup 2008 integra o projecto Cascais Vela 2008 que, com o apoio do
Turismo de Portugal, traz a Cascais as mais importantes provas de Vela Internacional e conta com o patrocínio do Banco Espírito Santo, da Quebramar, da Marina de Cascais e da Vilasol.
A primeira vez que o Clube Naval de Cascais realizou a Gold Cup foi em 1998, e agora, 10 anos depois, realiza aquela que é, considerada por todos, a prova internacional mais importante da
Classe Dragão.