O Festival dos Oceanos está de regresso a Lisboa, entre 2 e 16 de Agosto, apresentando um programa recheado de eventos de cultura, desporto e entretenimento que têm lugar ao longo do Eixo Ribeirinho, envolvendo o Parque das Nações, Belém e o Centro Histórico.
Ao longo de 15 dias, Lisboa reforçará, com muita animação, a sua oferta cultural e de lazer, tornando-se no palco privilegiado de conferências, exposições, peças de teatro, animação de rua e concertos, convidando o público a descobrir diversas surpresas especialmente preparadas para esta edição.
Ao Festival dos Oceanos, uma iniciativa do Turismo de Lisboa que se realiza com o apoio da Câmara Municipal e do Casino Lisboa, associa-se, em 2008, a Parque EXPO, que celebra os dez anos da Exposição Mundial de Lisboa EXPO´98.
São seis as iniciativas públicas programadas pelo Turismo de Lisboa, no âmbito do Festival dos Oceanos, para o Parque das Nações, às quais a Parque EXPO se junta: Ocean Parade, um cortejo festivo desde o Oceanário ao Pavilhão Atlântico (2 de Agosto); a exposição fotográfica de sensibilização ambiental Polar Experience (2 a 16 de Agosto); o espectáculo de saltos acrobáticos Mergulho para as Águas (7 a 10 de Agosto), a conferência sobre 2008 – Ano Internacional do Planeta Terra, proclamado pela ONU (11 de Agosto); a peça Teatro do Mar/ Nusquam (12 e 13 de Agosto); e o grande espectáculo Utopia (15 e 16 de Agosto).
Director-Geral do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, Presidente Adjunto do Turismo de Lisboa, Mário Machado, e Presidente do Conselho de Administração da Parque EXPO, Rolando Borges Martins |
De salientar, neste contexto, Utopia, um espectáculo ao ar livre, repleto de elementos cénicos, música, efeitos especiais e pirotecnia, no qual participarão 18 artistas. A decorrer sobre as águas da Doca dos Olivais, esta exibição marcará o culminar, em termos culturais, da celebração dos dez anos da EXPO´98.
E se Utopia marcará o encerramento do Festival dos Oceanos, a Ocean Parade, um espectáculo de grande visibilidade, que apresenta figuras marinhas insólitas, abrirá esta quinta edição, promovendo uma surpresa em cada um dos sete locais onde o cortejo alegórico faz escala
Além dos edifícios e ruas do Parque das Nações, a Praça do Comércio, as Portas do Sol, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, Belém e o Rossio vão acolher eventos de animação, e alguns transportes e museus vão também ser palco de iniciativas do Festival dos Oceanos.
Da programação do Festival, que se distribui por quatro eixos Exposições e Conferências, Animação, Eventos e Espectáculos -, consta, também, a Regata Festival dos Oceanos, que decorrerá de 19 de Julho a 15 de Agosto, passando por Marselha, Algeciras, Lisboa, Casablanca e novamente Lisboa.
Mais de 700 mil pessoas assistiram às quatro edições do Festival dos Oceanos (1999, 2000, 2001 e 2007), um evento que vai ao encontro do TLx10 o Plano Estratégico do Turismo de Lisboa 2007-2010 que recomenda, nomeadamente, a realização de iniciativas favorecedoras do aumento de notoriedade da capital portuguesa.
Quer o Festival dos Oceanos quer o evento Peixe em Lisboa, cuja primeira edição teve lugar em Abril, estão, ainda, em sintonia com o PENT Plano Estratégico Nacional do Turismo, em especial no que toca ao desenvolvimento e inovação de conteúdos tradicionais portugueses que constituem factores de diferenciação turística.