Sun Riva 33: Um clássico moderno

0

Copyright © Texto: Lobo do Mar. Fotos: Estaleiro.

O construtor italiano Riva é famoso pelos seus barcos, desenhados e construídos com extremo bom gosto, com um visual único que os distingue de todos os outros.


Desde o seu início em 1949 que a Riva criou uma sólida reputação, graças á qualidade dos seus produtos e à elegância e sex appeal do design dos seus barcos, chegando por vezes, a serem comparados aos Ferraris e Maseratis, da indústria náutica. Os barcos da Riva possuem o verdadeiro sentido do estilo e do design que os italianos tão bem sabem colocar nas suas criações e onde a forma domina enquanto arte. No que diz respeito à técnica a Riva usa os melhores motores e equipamentos electrónicos.
O Sunriva 33 está equipado com dois motores Yanmar a diesel de 370 CV cada e com uma transmissão de duas velocidades.
O 33 é um excelente barco só por si, ideal para navegar rápido e em estilo em longos passeios no Mediterrâneo.
A consola central é ampla e todos os instrumentos estão dispostos simetricamente. Há indicadores para cada uma das funções, todos bastante visíveis e bem identificados. O volante e a manche, assim como todo o metal que envolve o painel de comando, é em metal escovado, o que lhe dá um aspecto mais moderno e distinto. O banco é muito confortável, com um pé regulável em aço inoxidável. A almofada do assento é regulável em altura o que permite navegar de pé, mantendo um bom apoio lombar.
O enorme solário, por cima do compartimento do motor, tem espaço suficiente para quatro pessoas e acesso directo à água descendo dois amplos degraus.
De ambos os lados, da popa até meio do barco, estão instalados dois corrimões em mogno com as ferragens em aço inox, materiais muito utilizados em todos os acabamentos e motivos decorativos. Também nas laterais da consola central existem dois corrimões idênticos, para segurança.
À popa estão instalados ainda dois compartimentos cobertos a mogno. Um deles esconde uma prática mangueira com um depósito de água doce.
O casco é construído em fibra de vidro, reforçada e muito resistente e a cor escolhida para o Sunriva 33 foi o prateado de tom metálico e escuro.
O barco tem as linhas inconfundíveis da Riva, com uma proa alta e larga, estreitando suavemente até à popa. De salientar o pormenor da inclusão de uma banda de mogno no costado, perto da popa e um pouco acima da linha de água, o que confere um look muito elegante e diferente a este Riva.


A navegar
A navegar as performances do Sunriva 33 são excelentes, graças não só ao óptimo desenho do casco, mas também aos dois potentes motores da Yanmar de 370 cavalos cada.
Foram obtidas velocidades de ponta de 46.7 nós ás 3.400 rpm. Há que ressalvar que a utilização deste barco não é para ski aquático, nem para a pesca, mas sim para desfrutar o prazer de navegar num barco de grande classe.
Conduzir o Sunriva 33 é um verdadeiro prazer. O barco é rápido e matem o seu rumo sem esforço, mas atenção pois não se trata de um puro barco desportivo. As curvas necessitam de espaço e a aceleração não é a que se espera de um powerboat com motores fora de borda.
O seu peso aproximado de quase cinco toneladas e a relativa lentidão da progressão dos motores a diesel, conspiram contra a vontade de aceleração.
A sua forma de aceleração é um pouco diferente, pois vem equipado com transmissão de duas velocidades que mudam automaticamente ás 2.500 rpm. Essa mudança é acompanhada de uma súbita subida das rotações e uma aceleração que impulsiona o barco de forma muito viva, notando-se um pequeno estalido, nada de alarmante, quando a mudança é alterada.
O nível de ruído é mínimo, mesmo a grande velocidade, não dando a sensação de estarmos perante dois potentes motores a diesel.
Não se pode considerar o Sunriva como um barco para todos, pois não só o preço é bastante elevado, não estando ao alcance de qualquer bolsa, como, mesmo sendo um barco de 10,7 metros, está homologado só para seis pessoas.
Todo o barco reflecte o espírito e tradição da Riva na construção de magníficos barcos que são objectos de luxo por excelência. O Sunriva 33 continua essa tradição.


Interiores
O Sunriva tem um layout que permite uma circulação muito desafogada. A proa é aberta e espaçosa, envolta em confortáveis bancos forrados a cabedal, com uma mesa no centro que baixa electricamente até à altura dos bancos, transformando-se num enorme e confortável solário. O chão é todo forrado a teca e os acabamentos são em cabedal aço e madeiras nobres.
Destaque para o bimini automático à proa, à imagem de um carro desportivo. Com apenas o toque de um botão, o bimini coloca-se em posição, tendo acoplado um para brisas que aumenta a protecção ao vento.
A bombordo há um armário para arrumos e um frigorifico. A estibordo uma bancada com lava loiça, congelador e à frente da elegante consola central há um banco basculante que dá acesso á parte anterior da consola, onde está instalado um lavado, bem iluminado. Este espaço dá acesso também ao painel eléctrico e de fusíveis.

Ficha do motor
Marca – Yanmar
Instalação – bi motor
Modelo – 6LYA
Tipo – Diesel 4 tempos
Potencia – 370 Cv ás 3.300 rpm
Peso a seco – 530 Kg (cada)
Cilindros – 6 em linha
Alimentação – injecção directa
Aspiração – turbina de água
Alternator – 12V – 80A


Ficha técnica do barco
Marca – Riva
Modelo – Sunriva 33
Origem – Itália
Construtor – Riva
Comprimento total– 10,7m
Boca – 3,59 m
Calado – 2,80 m
Deslocamento a seco – 4,600 kg
Número de pessoas a bordo – 6
Motorização máxima – 2×370 Cv
Categoria – B

Medições
650 rotações – 5 nós
1.000 rotações – 6.5 nós
1.500rotações – 10.3 nós
2.000 rotações – 14.5 nós
2.500 rotações – 22.11 nós
3.000 rotações – 42.4 nós
3.4000 rotações – 46.7 nós
A planar aos 2,31 segundos
A planar em – 7,8 seg.
Dos 0 aos 30 nós em – 9 seg.
Velocidade máxima – 46.7 nós
Velocidade de cruzeiro – 22.11 nós
As velocidades registadas, com 3 pessoas a bordo, meio deposito de gasóleo e deposito de água cheio, motores 2×370 CV – Yanmar 6LYA

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta