Vincenzo Cannatelli CEO; Norberto Ferretti Presidente e Domenico Pirazzoli Vice Presidente do Grupo Ferretti durante a Conferência para a imprensa mundial. |
– Tudo o que está exposto representa o que de melhor existe no mercado mundial. Desde a última inovação tecnológica, ao design mais arrojado; aos novos materiais, etc
;
– Apresenta números do ano anterior relativos à industria náutica italiana, uma das mais fortes do mundo;
– Conta com o apoio governamental em toda a linha;
– Reforça de ano para ano a liderança dos estaleiros italianos no sector dos mega iates o que aqui está bem patente;
– Para o grande público tem informaçao disponível relativa ao leasing náutico;
– Promove os desportos náuticos;
Apresentação mundial do novo Azimut 95 Flybridge |
– Interacçao com as escolas que aumentaram nos últimos anos os conteúdos programáticos de formaçao na área da náutica e segurança no mar;
– Promove discussões relevantes para o sector aproveitando a concentração de todos os agentes no mesmo local.
Para além de tudo isto Génova trasfigura-se para receber milhares de visitantes durante os 10 dias em que decorre o certame, com a promoçao de vários eventos culturais.
O Salão Náutico de Génova teve a inauguração oficial no passado dia 6 de Outubro, inauguração esta feita por Pierluigi Bersani Ministro da Economia e Desenvolvimento.
Apresentação mundial novo modelo Mochi Craft Dolphin 54′ |
É também o momento excelente para apresentação de números do ano 2006. Esta apresentação é possível graças á parceria entre a UCINA e o Departamento de Métodos Económicos e Quantitativos da Universidade de Génova e que concebe anualmente o relatório estatístico a Náutica em Números:
Em 2006 o valor da produção italiana de barcos de recreio está estimada em 3,5 biliões de Euros, com um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
A receita total da indústria da náutica de recreio, incluindo os 3 sectores: barcos; acessórios e motores, excedeu os 5 biliões de Euros.
Empregados directos no sector náutico são mais de 20.000.
50 % da produção Italiana é para exportação e destes 48% destinam-se aos países da União Europeia.
Electrónica em alta |
De acordo com dados da ASSILEA (Associação Italiana de Leasing) em 2006 foram finalizadas transações num volume de mais de 2,096 milhões de Euros o que significa um aumento de 33% em relação ao ano anterior. O número de contratos assinados foi de 4.157 registando 22% de aumento. Estes números apontam para uma forte tendência de aquisição atravês de leasing atraindo igualmente um número considerável de clientes fora de Itália.
Exposição da Deck Marine empresa distribuidora da Raymarine em Itália |
No que aos superiates diz respeito, um estudo publicado revela que o número de encomendas colocadas em 2006-2007 traduz um cresciemnto significativo, na realidade o número de encomendas a nível mundial subiu de 688 em 2006 para 777 em 2007. O papel de Itália neste universo é de 45%, o que é um facto é que 5 dos 10 maiores estaleiros mundiais de superiates são italianos.
Outro aspecto sensível e que este ano vai ter grande projecção com a 3ª Conferência Nacional sobre Áreas Protegidas, é a coperação entre o Ministério Italiano e a Associação de Parques, com o objectivo de discutir o Ambiente e as áreas Marítimas Protegidas nomedamente como a náutica de recreio pode interagir com estas zonas protegidas e ao mesmo tempo preservando o turismo náutico.
Exposição na água |
Este ano o turismo náutico e mais especificamente o seu desenvolvimento como parte da oferta turistica italaina como um todo está também na ordem do dia. A conferência sobre este tema a ter lugar durante o salão Náutico pretende continuar o debate sobre esta riqueza tão importante para economia italiana. Será igualmente uma óptima oportunidade para perceber o enquadramento legal actual e tentar identificar as prioridades e os projectos que poderão ser a alavanca do sector.
Até dia 14 de Outubro, se tiver oportunidade não deixe de visitar.
Mais fotos: