![](http://www.nauticapress.com/equipamento/vetus200907/abertura.png)
O detector de gás da Vetus foi substituído pelo modelo GD1000. O produto anterior apenas detectava gases flamáveis , mas o novo detecta o monóxido de carbono, um gás que pode matar porque não é distinguido pelo olfacto.
Além destes gases, o sistema detecta uma variedade de gases de combustão, nomeadamente o gás propano, butano, metano, etanol ou hidrogéneo
Basta pressionar um botão para que se active remotamente uma válvula operada a gás, se esta for instalada junto com o sistema. Se a válvula solenóide estiver na posição aberta ou desajustada, a presença do gás será detectada continuamente. Se estiver fechada, a detecção será feita de tempos a tempos.
O detector vem apetrechado com três modos de ligação com um ampere cada. No caso de ocorrer uma situação de perigo, vai accionar um ventilador de extracção, um alarme exterior e a válvula solenóide operada a gás. O aparelho de extracção de gás pode ser ligado manualmente aravés do botão Fan.
Um dos sensores faz parte do pacote standard do produto, mas pode ser adquirido um segundo para encaixar noutra zona do barco.
O detector de gás Vetus é adequado a sistemas eléctricos de 12 e 14 volts. No caso de a voltagem da bateria descer em demasia, será actuado um alarme óptico e acústico.
www.vetus.com