Elan 340: Um cruiser/race muito polivalente

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

Num dia Verão com excelentes condições para a vela, saímos para testar o novo Elan 340 que vem, de certo modo, substituir o Elan 333 que se notabilizou pelas suas qualidades de excelente veleiro misto de regata / cruzeiro.

O Elan 340 tem a assinatura do arquitecto Rob Humphreys e é o mais recente veleiro saído dos estaleiros da Elan, desde 2005.
Faltando-lhe apenas um centímetro para os dez metros, este veleiro tem a mais comprida linha de água da sua classe (9.39 m).
Esse modelo tem um pouco, ou melhor dizendo, muito do melhor de dois mundos. A melhor relação espaço/conforto, exterior e interior, que permitem uma óptima utilização em cruzeiro e a melhor relação performance/funcionalidade, o que lhe permite ser um excelente barco para quem quer ser competitivo em regatas.


O seu cockpit aberto, com uma grande roda de leme e uma enorme variedade de detalhes que normalmente só se encontram em barcos maiores, tornam o E340 uma excelente opção para quem quer participar e talvez vencer, algumas regatas e ao mesmo tempo ter um barco confortável para cruzeiros com a família e os amigos.
Mesmo em férias ou em passeio, poderemos sentir o espírito regateiro e desportivo que o E340 transmite.
O seu visual é muito depurado e linear, elegante e de um extremo bom gosto. Visto por fora consegue-se ver estampado nas suas linhas o cuidado posto no design do casco e perceber que é um veleiro com pouca superfície molhada.


O Elan 340 é um cruiser/race hi-tech completamente novo, com um ênfase especial no desempenho e na performance que seduz o velejador mais competitivo e experiente, oferecendo ao mesmo tempo, conforto, espaço e elegância, tornando-o numa boa opção para quem gosta do conceito de “dois em um”.
O design de Rob Humphrey é quase irrepreensível e providencia soluções muito práticas, onde o conforto é combinado com a excelente construção e atenção ao detalhe, o que significa que tem tudo para satisfazer o cliente mais exigente.
No que diz respeito à nossa apreciação, não poderíamos ter ficado melhor impressionados, pois, não sendo raro, é sempre bom verificar que a publicidade da marca e a realidade coincidem.


A navegar
O E340 é de facto um veleiro muito marinheiro, com forte apetência para mar com M grande e vento rijo, tendo uma óptima performance e transmitindo confiança ao homem do leme em todas as condições atmosféricas.
O E340 foi desenhado para ser rápido e responder bem com ventos fracos, no entanto enfrenta muito bem qualquer tipo de condições atmosféricas, sendo apenas necessário pequenas afinações na área vélica. Este factor é tão importante em condições de regata, como quando em cruzeiro. A quilha em chumbo, muito bem optimizada, o rig bastante alto e o deck muito desimpedido, juntamente com o


equipamento de alta qualidade, oferecem ao velejador e tripulação a melhor sensação que se pode desejar a velejar.
O poço bastante amplo e a optimização do espaço, fazem com que a circulação e as manobras a bordo se façam sem problemas nem atropelos.
O teste foi feito com sete pessoas a bordo e mesmo assim não houve grandes problemas de circulação.
O bom layout faz com que a tripulação possa movimentar-se e realizar as manobras necessárias sem se atropelar ou chocar uns com os outros.
A grande roda de leme, com 1,40 de diâmetro, é revestida em cabedal e tem a ligação ao leme muito bem desmultiplicada, o que faz com que em qualquer situação, se pode manobrar o barco com dois dedos, literalmente.


As diferentes formas de se estar ao leme são, todas elas, confortáveis e com boa visibilidade. Há no entanto um pequeno detalhe que poderia ser melhorado. Quando se está sentado na borda o passador do cabo do back estai fica situado mesmo entre as pernas, o que faz com que quando se ajusta esse cabo, o mesmo roce no interior das pernas. Esse problema poderia ser solucionado com a colocação do passador um pouco mais para avante.
Entretanto o E340 mostrou ser um barco bastante seco, mesmo em condições um pouco mais agrestes. Com a ondulação e o vento de sudoeste e alguma mareta, à bolina e ao largo, o bom desenho do casco não deixou molhar a tripulação.
Com nove nós de vento real, a uma bolina cerrada atingimos rapidamente os 6.5 nós e a uma bolina folgada os 8.1 nós. Já a um través não ultrapassámos os 7 nós, a uma alheta os 6.5 e à popa, com as velas em borboleta fizemos 7 nós.


Exteriores
A ergonomia do design do cockpit faz do Elan 340 um veleiro muitíssimo confortável, tanto para a prática de cruzeiro, como para as regatas.
Todo o aspecto e consistência do Elan 340 transmite robustez e isso sente-se a bordo.
O revestimento a teca dos bancos do poço e da parte superior do painel de popa, dão um toque extra de sobriedade e conforto ao amplo poço.
Os bancos do poço são partidos em dois, em sensivelmente 2/3, 1/3 e por baixo dos quais estão colocadas locas e cofres bastante amplos e profundos.


A loca por baixo do banco de estibordo, à popa, é suficientemente grande e profunda para colocar a genoa, sobrando ainda bastante espaço. O espaço atrás da roda de leme é um pouco estreito, mas tem espaço suficiente para se manobrar em segurança e conforto.
A porta que dá acesso ao salão é em acrílico escuro e é retráctil, funcionando em guilhotina para o interior das escadas.
Como já referimos, o teste foi efectuado com sete pessoas a bordo, sendo que cinco iam no poço, não tendo havido qualquer problema de espaço.
O deck é muito bem desenhado e de fácil circulação, não havendo arestas vivas nem empecilhos à passagem de um bordo para o outro por baixo da retranca quando a tripulação tem de mudar de bordo. De facto três pessoas passam por baixo da retranca sem problemas.


Existem dois pequenos corrimões incorporados de cada lado do tecto da cabine e ainda dois albois de 20x30cm de cada lado e um maior, de 45x45cm, à frente que serve a cabine de proa.
Todas as superfícies são anti-derrapantes e o convés, sem ser um deck saloon, segue um pouco essa filosofia de convés liso e desimpedido.
Os púlpitos, com linha de vida, são bastante seguros, sendo o varandim da proa aberto, permitindo a genoa trabalhar por dentro ou por fora desse varandim.
De facto, e com o perigo de nos repetirmos, os exteriores do Elan 340 comprovam, mais uma vez, a sua polivalência e “a vontade” para ser utilizado como barco de lazer em cruzeiro, ou desportivamente em regata. Isto com um excelente compromisso entre, conforto, segurança, estilo, robustez, performance e elegância.


Interiores
A elegância do casco e do exterior, prolongam-se para o interior, espaçoso, confortável e luminoso. O casco tem vocação para regatas, mas os interiores são tão bons como os veleiros de cruzeiro.
O interior do Elan 340 segue o conceito geral de elegância, ergonomia, muito bom gosto e excelentes acabamentos.
A escolha de madeiras claras e acabamentos em alumínio dão um toque contemporâneo e aumentam a luminosidade do interior. As entradas de luz são feitas por duas grandes janelas laterais e dois


albois que juntamente com um pé direito de 1,90m aumentam ainda mais o espaço interior.
A cozinha em L a bombordo está bem equipada e tem muito espaço e bem racionalizado. A mesa de cartas está instalada a estibordo, com bastante espaço para instrumentos e armários para arrumação.
A bombordo temos uma grande mesa com abas rebatíveis que serve um também grande sofá em U, havendo ainda a estibordo um outro sofá. Nota menos positiva para a inexistência de espaço entre o sofá em U e a mesa, fazendo com que seja necessário saltar por cima do sofá para passar para essa zona.
De salientar que a capacidade dos depósitos de água foi aumentada em relação ao E333. A cabine de proa é bastante razoável e a de popa bastante ampla. A casa de banho é espaçosa e com um espaço especifico atrás da sanita marítima, para a colocação de roupa ou artigos molhados.


Ficha técnica
Modelo – Elan 340
Origem – Eslovénia
Construtor – Elan
Comprimento do casco – 9,99 m
Comprimento total – 9,99 m
Comprimento à linha de água – 9,38 m
Boca – 3,48 m
Calado – 1,95 m
Deslocamento – 4.250 Kg
Área vélica – 65,75 m2
Spinnaker – 83,82 m2
Capacidade de água doce – 200 L
Capacidade de combustível – 110 L
Categoria – A
Motorização máxima – 29 Cv
Designer – Rob Humphreys
Preço base sem IVA nem transporte para Portugal – 88.950€
Comercialização – ZL Regata (tel. 289 302 641)

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta