GROUPAMA 3 SOMA MAIS UM RECORDE
AO SEU PALMARÉS
5 de Junho 2007 Depois de ter batido, no passado mês de Maio, o recorde da Rota da Descoberta, o maxi-trimaran Groupama 3, comandado por Franck Cammas, bateu o seu segundo recorde da temporada 2007, ao ligar Miami a Nova Iorque em apenas 1 dia, 11 horas, 5 minutos e 20 segundos.
Fica assim para trás o tempo de 2 dias, 5 horas 54 minutos e 42 segundos, estabelecido, em 2001, pelo skipper americano Steve Fossett ao comando do maxi-trimaram Playstation.
O Groupama 3 o mais largo veleiro do mundo dotado de um ratio potência/peso elevado, superior ao dos maxis multi-cascos existentes percorreu as 939 milhas que separam Miami e Nova Iorque a uma velocidade média de 26,77 nós, um registo bem acima do anterior recorde do PlayStation que efectuou este percurso a uma média de 17,57 nós.
Esta prova foi criada pelo francês Bruno Peyron quando este andava a bater uma série de recordes no Pacífico e no Atlântico com vista à promoção da competição do Milénio, The Race 2000, tendo convencido o WSSRC a reconhecer este novo percurso. O primeiro tempo de referência é assim estabelecido pelo Explorer, em Maio de 1999, tendo sido, passado dois anos, melhorado por Steve Fossett.
Minutos após ter chegado a Nova Iorque, Franck Cammas confessava: Este recorde ofereceu-nos condições muito variadas. Tivemos muito vento, o que nos permitiu descobrir o Groupama 3 em condições muito intensas. Terminámos em beleza com uma chegada a Manhattan ao pôr do sol
Foi um recorde muito stressante mas com um resultado muito positivo.
Beneficiámos de uma boa janela meteorológica, aproveitada por uma embarcação com boa performance e uma tripulação muito sólida. O trabalho de equipa foi uma mais valia, salientou ainda Franck Cammas.
O Groupama 3 partiu de Miami no domingo 3 de Junho e observar a evolução da depressão tropical, que passou no final da semana pela Florida, foi um dos segredos.
Como esperado, na partida, o vento era de Oeste com 18-20 nós, com tendência para aumentar ao longo da costa Este dos EUA. Durante a noite, chegou a atingir os 42 nós, mas acabou por abrandar à chegada a Nova Iorque.
O próximo desafio é tentar bater o recorde da Travessia do Atlântico que liga Nova Iorque a Cap Lizard (França). O recorde desta distância é muito recente, data de Julho de 2006, e está fixado nos 4 dias, 8 horas, 23 minutos e 54 segundos, por Bruno Peyron a bordo do trimaran Orange 2.
Para Franck Cammas esta será um prova difícil porque o actual recorde é muito recente, estabelecido por um barco também ele muito recente. Mas acredito que o Groupama 3 e a sua tripulação têm todas as condições para fixar um novo tempo ».
Assim, a partir de agora e até Julho, toda a equipa Groupama 3 estará em stand by em Newport de onde partirá para este ambicionado recorde.
VEJA TUDO SOBRE ESTE RECORDE
Pode obter todas as informações e fotos actualizadas sobre as performances do Team Groupama no site www.cammas-groupama.com. (site em francês).
A Tripulação Groupama 3:
Franck Cammas (Skipper / « Chef de quart» / Leme)
Franck Proffit (« Chef de quart» / Leme / Responsável operacional e velas)
Stève Ravussin (« Chef de quart» / Leme / Responsável vídeo, alimentação e estratificação)
Pascal Blouin («Boat Captain » / Proa / Responsável segurança, mecânica)
Loic Le Mignon (Segundo Leme / Responsável equipamento e mastro, filmagem)
Bruno Jeanjean (Proa)
Yann Guichard (Segundo Leme)
Frédéric Le Peutrec (Segundo Leme)
Ronan Le Goff (Proa / Responsável vídeo e cabos)
Marcel Van Triest ou Stéphane Guilbaud (Navegador)
Em terra : Jean-Yves Bernot (Routers)
A ambição e a estratégia do grupo são claras: combinar crescimento e rentabilidade para aumentar o valor do Grupo e constar entre as 10 primeiras seguradoras da Europa.