Oeiras Cup: Team Aqua confirma liderança

0


[size=x-small]Team Aqua[/size]

Crédito fotos: Mário Gouveia/Lagos Sports

– Vento incerto condiciona regatas

– Aqua, Omega e Beecom, destacam-se

O Team Aqua confirmou a sua liderança no Ranking Match-Race ao vencer, no Flight 5, a equipa italiana do Light Bay (Magia). A equipa dos Emiratos Árabes Unidos terminou com o mesmo número de ponto do Team Omega mas, no confronto directo entre as duas tripulações foi vencedora.

O vento voltou a pregar uma partida aos participantes da Oeiras Cup. Durante a manhã foi soprando predominantemente de SE com fraca intensidade e muito instável o que obrigou a Organização a adiar o início do segundo dia de Match-Race para as 16 horas. Com o vento a soprar do quadrante NNW e com uma força de 8 a 10 nós completou-se o primeiro Round Robin com a realização do Flight 5. As tripulações do Aqua, Omega e Beecom venceram os seus adversários directos e confirmaram as suas posições no Ranking de Match-Race.
Face ao adiantado da hora e visto não haver tempo útil para terminar o segunda ronda de Match-Race, a Organização optou por realizar regatas em frota que só terminarão pelas 19 horas.

Três tripulações em destaque!
No segundo dia de Match Race o pensamento das tripulações participantes na Oeiras Cup estava em tentar rectificar erros cometidos na véspera. Corrente forte e ventos incertos com rajadas fortes foram as principais dificuldades encontradas pelas seis tripulações.
A vitória final na Oeiras Cup, etapa portuguesa do circuito internacional da classe RC44, ainda está longe de estar definida mas, todavia, as tripulações


Team Omega

Team Aqua, Team Omega e Team Beecom têm vindo a demonstrar que são as mais consistentes do grupo. Foi interessante sabermos como analisam as suas participações.
Para Cameron Appleton, leme do Team Aqua, “…As condições de ontem (6ª feira) foram um pouco complicadas. Apesar de ser parecido com Auckland, como não conheço a forma como esta corrente se comporta na foz do rio é mais complicado. O vento também esteve um pouco complicado, com grandes mudanças e rajadas fortes súbitas.
Ontem tivemos muito boas regatas com os outros competidores. Foi, ombro a ombro. Tivemos uns inícios muito bons, a equipa estava muito forte e coesa e por isso permitiu fazer o que queríamos fazer…”
O dia de Sábado foi mais defensivo “…Ontem (6ª feira) danificamos o spi, por isso vamos ter de ser cuidadosos e proteger o material.
Não vamos mudar nada, vamos tentar fazer uma regata de cada vez e ir melhorando. Vamos partir de onde ficamos ontem e ser consistentes, melhorar em cada uma e produzir melhores resultados.”
O Team Omega foi melhorando progressivamente a sua performance. Para o Team Manager Julien di Biase “…As condições estavam um pouco difíceis ontem (6ª feira), com o vento a mudar muito e uma corrente muito forte. Mas eu gosto e estou habituado a navegar com corrente. Penso que a corrente é também uma das componentes das regatas e que se souber tira partido pode-se tira grandes benefícios para se poder ganhar uma regata…” Quanto ao futuro imediato acrescenta “…Vamos tentar estar mais focados e melhorar um pouco e sobretudo tirarmos o maior partido das regatas.
Era bom se conseguíssemos melhorar nas match races, penso que todos a bordo estão a pensar nisso.
Vimos que não é necessário uma equipa com grandes campeões de match racing a bordo. O que é necessário é uma equipa treinada e coesa. É nisso que estamos a trabalhar neste momento…”


Team Beecom

Morton Henrikson, leme do Team Beecom, foi um dos mais directos nos seus comentários “…Para mim existem quatro equipas muito fortes, a Cro-A-Sail ainda não teve a oportunidade de mostrar o seu potencial.
Ontem (6ª feira) as duas primeiras flight foram boas, mas as duas últimas foram muito más. Eu não fiz um bom trabalho e, por isso, os outros passam-nos à frente.
Contra a Omega estávamos a fazer uma boa regata, mas eu cometi um erro e o Russel passou-nos à frente. Foram boas regatas mas um pouco stressantes.
Hoje (Sábado) é um outro dia e vamos tentar ser mais fluidos e contínuos na primeira fase para podermos fazer as últimas regatas com calma.
A corrente era muito forte e por isso foi muito técnico. Foi muito difícil para os concorrentes e para os juízes…”

CLASSIFICAÇÃO MATCH-RACE POR REGATA
Flight nº. 5
Match 1: Team Light Bay versus Team Aqua (vencedor)
Match 2: Team Beecom (vencedor) versus Team Cro-a-sail
Match 3: Team V1 Racing versus Team Omega (vencedor)

Match Race Ranking
1º Team Aqua Pts. 4
2º Team Omega Pts. 4
3º Team Beecom Pts. 3
4º Team Light Bay (Magia) Pts. 2
5º Team Cro-a-sail Pts. 2
6º Team V1 Racing Pts. 0

CALENDÁRIO DE REGATAS
– 03 de Junho

11 Horas (início) / Duas regatas costeiras em frota
14 Horas / Regata em frota

AS EQUIPAS PARTICIPANTES
São seis, as equipas que estão a competir na Oeiras Cup no estuário do Tejo:
Team Aqua / Proprietário Chris Bake
Team Beecom / Proprietário Isao Mita
Team Cro-a-sail / Proprietário Miro Reljanovic
Team Light Bay (Magia) / Proprietário Fábio Appolonio
Team Omega / Proprietário Russell Coutts
Team V1 Racing / Proprietário Ramus Kostner

www.rc44portugal.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta