Assinado por Fulvio De Simoni, que diz Creio na força da autenticidade como representação do luxo. A criação de um bom barco é mais do que um belo design. É também construir um barco que navegue bem! , o Muse 54 é isso mesmo. Um prazer para vista e uma emoção para os sentidos.
Numa das primeiras semanas de Fevereiro, tivemos a oportunidade de visitar os estaleiros da Rodman em Vigo, para testes de mar e apresentação à imprensa, do 1º barco da nova gama Muse, o Muse 54 lançado publicamente na última edição da Feira de Barcelona.
Antes de nos debruçarmos concretamente sobre este barco, gostaríamos de referir as nossas impressões muito positivas sobre o dinamismo, capacidade de produção e de organização deste construtor espanhol que a continuar com o nível de desenvolvimento que tem tido nos últimos anos, poderá, sem problemas, tornar-se o principal construtor espanhol e um dos mais produtivos na Europa.
Desta nova gama estão já em preparação o Muse 74, para ser lançado no início do Verão e ainda o Muse 66, sem data prevista de lançamento.
A meta da Rodman com esta gama é atingir os 100 pés.
Poder-se-á dizer que a musa inspiradora veio directamente do mar, não renunciando a nada do que gostaríamos de encontrar a bordo, ou no que esperaríamos das performances de um barco de luxo.
Aliás toda a nova gama Muse será pautada pelo conceito e espírito de desfrutar a liberdade do mar, numa atmosfera de elegância e luxo sóbrio.
As grandes e circulares janelas no casco imprimem ao barco uma personalidade muito especial e uma imagem de marca que confere ao interior do camarote do proprietário grande luminosidade.
As janelas laterais da super estrutura, definem-lhe claramente o seu carácter desportivo. O desenho das janelas, de linhas contínuas, perfeitamente integradas no conjunto, permite a abundante entrada de luz, conferindo ao interior uma sensação de espaço aberto.
O Rodman MUSE é dirigido a um público exigente, que se deixa seduzir por um luxo autêntico sem ostentações, um luxo de experiências, onde a navegação, a segurança e a fiabilidade são os principais valores e de extrema importância.
Exterior
O casco, a coberta e a super-estructura da embarcação foram fabricados inteiramente em fibra de vidro e resina de poliéster.
Dispõe de um tanque de água doce em aço inoxidável de 650 litros e um esquentador eléctrico com acumulador de 45 litros, vindo ainda equipado com uma pre-instalação de ar condicionado.
A original proa, esteticamente muito bem conseguida, de formas arredondadas, favorece o espaço interior, tornando o camarote de proa muito amplo.
A popa foi concebida de forma inovadora, com a plataforma de banhos a fazer parte integrante do casco. O seu fundo, de formas curvas, confere ao barco maior estabilidade, minimizando o contacto com a água e diminuindo assim o ruído. Esta grande plataforma é um elemento único e estrutural dando ao barco uma estética ainda mais surpreendente.
Os ailerons laterais do fly bridge favorecem um bom comportamento aerodinâmico que se traduz numa melhor navegação, confortável mesmo a grande velocidade, conferindo-lhe um aspecto bastante desportivo.
Os espaços exteriores estão muito bem dimensionados.
O poço, em teca, é bastante espaçoso e com bastante lugar para arrumações. Tem bancos em PRFV, muito confortáveis e uma entrada a bombordo que dá acesso à plataforma de banhos. As escadas para o flybridge, também em teca, encontram-se a bombordo e são largas e seguras. O flybridge possui um enorme solário à frente, um grande sofá em U por trás do posto de comando e uma pequena bancada de cozinha. A única nota negativa vai para a posição de navegação do posto de comendo do flybridge que poderia ser melhorada, pois o banco é muito baixo, sem espaço para as pernas nem bom apoio para as costas.
As passagens para a proa são boas com cerca 40cm, protegidas por um bom varandim, dando acesso à proa onde está instalado um grande e confortável solário.
Interior
Os interiores fazem jus ao conceito que deu origem à gama Muse.
São amplos, contemporâneos, sóbrios, com utilização de materiais de alta qualidade e com uma escolha de cores um pouco fora do comum. Vermelhos, azuis e branco sujo, juntamente com muita madeira clara e a óptima luminosidade, tornam o interior do Muse 54 muito agradável e requintado, funcionando todos os elementos decorativos na perfeição.
O salão à entrada a bombordo é espaçoso e confortável, com um sofá em U e uma mesa onde se sentam comodamente 6 pessoas. A estibordo estão colocados alguns armários discretos seguidos de um sofá triplo. Dois degraus dão acesso à parte superior, onde a estibordo há mais um armário para a televisão e um outro móvel para arrumações.
O confortável e ergonómico, posto de comando é bastante espaçoso, onde se sentam duas pessoas comodamente mesmo a navegar. O painel de comandos é bem desenhado e a posição de condução é excelente.
A bombordo está instalada a minimalista, mas funcional, ampla e bem equipada cozinha.
Uma pequena nota menos positiva para a existência de algumas arestas vivas no salão e nos armários da parte superior.
O acesso aos espaçosos camarotes faz-se através de uma escada ampla.
Ao contrário do habitual, a cabine do proprietário está colocada a meio do barco e é muitíssimo ampla, uma verdadeira suite, com 2,05m de altura, wc completo e as duas grandes janelas redondas que lhe confere uma luminosidade fora do comum. Também o camarote de proa é amplo e confortável, com wc completo, existindo ainda uma cabine dupla a estibordo e a opção de uma cabine extra à popa.
O nível de equipamentos, design de interiores e bom gosto geral dos interiores são, na nossa opinião, muito bons.
As enormes janelas, tanto no salão como nas cabines, foram muito bem desenhadas, contribuindo para a óptima luminosidade do interior, fazendo com que de qualquer pondo do interior se possa desfrutar de uma boa vista de mar.
A navegar
A primeira impressão que o Muse 54 nos causou, quando o vimos a seco e depois ancorado, foi a de estarmos perante uma embarcação bastante volumosa, elegante, sofisticada, mas não pensámos imediatamente que por baixo dessa capa as performances fossem tão surpreendentes. As suas 22 toneladas parecem ser reduzidas devido ao óptimo desenho de casco e aos 2 motores Volvo D12 715Cv.
Assim que saímos do ancoradouro dos estaleiros da Rodman começamos a perceber que por baixo da capa da elegância se escondia um espírito dinâmico com o apetite de um barco desportivo.
As condições de mar eram boas, com mar chão e uma ligeira brisa de Oeste.
Aos comandos conseguimos verificar e apreciar as óptimas performances, estabilidade e poder de resposta do Muse 54, mesmo executando algumas manobras menos apropriadas para este tipo de embarcações.
Os motores são bastante progressivos, o que se traduziu numa navegação muito suave e equilibrada.
Conseguimos uma velocidade máxima de 30,9 nós, tendo começado a planar aos 10 ás 1.200 rpm.
A posição de condução no interior é boa e a visibilidade óptima, não havendo entraves ao campo de visão. Já no flybridge, apesar das sensações serem boas e transmitirem o espírito desportivo do Muse 54, a posição de condução não é das melhores.
Nota muito positiva para o desenho do casco, com uma entrada em V bastante acentuada que confere ao barco uma navegação muito segura, sem sobressaltos, isenta de vibrações e silenciosa, graças á boa insonorização dos motores.
De referir que todo o barco foi desenhado a partir do zero, incluindo o casco.
De um modo geral ficámos agradados e verificámos que o Muse 54 é um barco, muito suave e marinheiro, confortável mesmo a velocidades superiores a 23 nós, com potencial e que as suas generosas 300 milhas de autonomia dão vontade de não parar.
Ficha técnica
Modelo Muse 54
Origem Espanha
Construtor Rodman
Comprimento total 16,90 m
Comprimento do casco 16,25 m
Boca 4,72 m
Calado 0,85 m
Deslocamento a seco 22.000 Kg
Capacidade de combustível 2.500 L
Deposito de água doce 650 L
Máximo de pessoas a bordo 14
Categoria – B
Motorizações 2xVolvo Penta D12 575Cv
2xVolvo Penta D12 715Cv
2xCAT 705Cv
Preço: +/- 1 000 000
Comercialização: Náutica Riominho (Tel. 251792800)