Trimarans Groupama com novos desafios para 2007: Franck Cammas à conquista de cinco recordes

0

Copyright © Náutica Press

São cinco, os recordes que o skipper Franck Cammas campeão do mundo em título Multi Cup 60´Café Ambassador, vai tentar bater ao longo de 2007 aos comandos do maxi trimaran Groupama 3 – o mais largo veleiro do mundo dotado de um ratio potência/peso elevado, superior ao dos maxis multi-cascos existentes. Do programa definido para este ano, destacam-se as tentativas de recordes da Volta ao Mundo — a primeira circum-navegação da equipa Groupama — e da Travessia do Atlântico Norte.

O primeiro desafio é a Rota da Descoberta, com um percurso que vai de Cadiz (Espanha) a São Slavador (Bahamas) e cujo recorde se situa nos 09 Dias, 13 horas, 30 minutos e 18 segundos. Actualmente, toda a equipa Groupama aguarda pela partida, que depende das condições meteorológicas.


Em Maio, o maxi trimaran Groupama 3 ruma até à Florida (EUA) para a segunda tentativa de recorde que consta do calendário. Vai tentar ligar Miami a Nova Iorque em menos de 2 dias, 5 horas 54 minutos e 42 segundos.

Em Junho-Julho, toda a equipa estará em stand by em Newport de onde partirá para um dos mais ambicionados recordes, o da Travessia do Atlântico Norte que liga Nova Iorque a Cap Lizard (França). O recorde desta distância está fixado nos 4 dias, 8 horas, 23 minutos e 54 segundos.

De regresso a França, Franck Cammas começará a preparar a conquista do prestigioso Troféu Jules Verne, que será a primeira Volta ao Mundo do skipper e da sua equipa. Tudo estará a postos a partir de 3 de Dezembro, para tentar bater o recorde de 50 dias, 16 horas, 20 minutos e 4 segundos.


Franck Cammas

Em todos estes desafios, Franck Cammas tentará bater um quinto recorde, o da maior distância percorrida em 24 horas, que é de 766,8 milhas náuticas.

Este ano, Franck Cammas irá ainda, aos comandos do trimaran Groupama 2, participar no Campeonato ORMA 2007 composto por seis provas: AS Lease Challenge; Troféu MultiCocques; Troféu SNSM; DEFI; Rolex Fastnet Race; e Transat Jacques Favres, cuja vitória é o grande objectivo para esta época.

Todos os dias, pode obter todas as informações e fotos actualizadas sobre as performances do Team Groupama no site www.cammas-groupama.com. (site em francês).


Noticia de última hora

Rota da Descoberta chega ao fim em apenas
7 dias, 10 horas, 58 minutos e 53 segundos


GROUPAMA 3 ESTABELECE NOVO RECORDE
2 de Maio 2007 — Franck Cammas e toda a tripulação do maxi-trimaran Groupama 3 acabam de bater o recorde da Rota da Descoberta ao ligar Cadiz (Espanha) à ilha de San Salvador (Bahamas) em apenas 7 dias, 10 horas, 58 minutos e 53 segundos.
A aventura começou no passado dia 24 de Abril e terminou ontem, dia 1 de Maio, quando às 18h46’10’’ TU* o Groupama 3 chegou finalmente a San Salvador, fazendo cair o anterior recorde estabelecido, em Fevereiro de 2003, pelo skipper Steve Fossett que, a bordo do maxi-catamaran PlayStation, fez o percurso em apenas 9 dias, 13 horas, 30 minutos e 18 segundos.

O maxi trimaran Groupama 3 – o mais largo veleiro do mundo dotado de um ratio potência/peso elevado, superior ao dos maxis multi-cascos existentes – percorreu as 3901 milhas que separam Cadiz de San Salvador a uma velocidade média de 21,79 nós, superando assim a média de 16,92 nós da PlayStation.

Este é o primeiro dos cinco recordes que Franck Cammas vai tentar bater ao longo de 2007. Já em Maio, o maxi trimaran Groupama 3 ruma até à Florida (EUA) para a segunda tentativa de recorde que consta do calendário. Vai tentar ligar Miami a Nova Iorque em menos de 2 dias, 5 horas 54 minutos e 42 segundos.

Os homens do Recorde:
– Franck Cammas (Skipper / « Chef de quart» / Leme)
– Franck Proffit (« Chef de quart» / Leme / Responsável operacional e velas)
– Stève Ravussin (« Chef de quart» / Leme / Responsável vídeo, alimentação e estratificação)
– Pascal Blouin («Boat Captain » / Proa / Responsável segurança, mecânica)
– Loic Le Mignon (Segundo Leme / Responsável equipamento e mastro, filmagem)
– Bruno Jeanjean (Proa)
– Sébastien Audigane (Segundo Leme / Responsável médico, filmagem)
– Frédéric Le Peutrec (Segundo Leme)
– Ronan Le Goff (Proa / Responsável vídeo e cabos)
– Marcel Van Triest (Navegador)


As condições do recorde:Após uma saída de Espanha com ventos fracos – 5 a 8 nós – e algumas horas difíceis para sair da Baía de Cadiz, o Groupama 3 beneficiou de uma boa mudança de ventos para descer rapidamente até às Canárias. Franck Cammas e toda a tripulação dobraram o arquipélago espanhol no final da tarde de dia 25 de Abril, após cerca de 30 horas no mar. Foi então que começou a primeira travessia atlântica do Groupama 3. Um baptismo oceânico de 4 dias com a bênção dos ventos alísios que sopraram mais fortes do que previsto, com 2 a 3 nós a mais em média.

Na segunda-feira, dia 30 de Abril, com a aproximação às Antilhas, o maxi-trimaran conheceu o seu dia mais longo ao encontrar uma zona de ventos muito fracos que reduziu sensivelmente a sua progressão. Mas contra as expectativas, esta zona desvanece com a aproximação às Bahamas. Na última noite, Franck Cammas e os seus tripulantes aproveitaram um vento de Este de cerca de vinte nós para aumentar a sua vantagem.

Na terça, 1 de Maio, são 18h46’10” TU* quando o Groupama 3 corta a meta de chegada situada ao largo de Cockburn Town, na ilha de San Salvador nas Bahamas.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta