A Organização dos Campeonatos do Mundo de Vela 2007 está de Parabéns

0

Copyright © Náutica Press

Clube Naval de Cascais

O Presidente da Portugal Vela e o Presidente do Clube Naval de Cascais receberam os jornalistas portugueses e estrangeiros no passado dia 14 de Abril proporcionando uma visita técnica ao local onde vão ter lugar os campeonatos do mundo da Isaf 2007 e explicando como tudo está a ser organizado para acolher um número tão elevado de velejadores.

Ficou bem patente a complexidade que está na génese deste evento mas com trabalho, organização e com a colaboração de todos os intervenientes vai ser possível transformar estes Campeonatos num grande espectáculo de Vela para todo o mundo.
Não podemos esquecer que os melhores velejadores do mundo vão disputar cerca de 75% dos lugares para os Jogos Olímpicos 2008 em Pequim.


Comissão de Atletas Wada

Foi também uma ocasião única para receber a Comissão de Atletas Wada – Agência Mundial anti-doping constituída por antigos campeões do mundo e olímpicos e onde se insere a atleta portuguesa Rosa Mota. Esta comissão que se rege pelo lema “Jogo Limpo” tem como objectivo promover e coordenar a nível internacional a luta contra o doping no desporto.

A Portugal Vela organizou para este dia 2 regatas em que os tripulantes foram precisamente os atletas desta Comissão, portanto tripulações de luxo onde se encontraram a egípcia Rania Elwani ou a Jponesa Yoko Tanbe, a norte americana Janet Evans ou o brasileiro Robert Scheidt para mencionar apenas alguns.


Atleta Rosa Mota

Rosa Mota mais uma vez marcou uma posição ganhadora no seu veleiro Gran Surprise ao vencer as duas regatas realizadas. Para uma primeira experiência não foi nada mau com a atleta a afirmar que tinha futuro na modalidade. “Gostei muito. Aprendi algumas coisas. Por exemplo, no atletismo tentamos abrigar-nos do vento, aqui é ao contrário temos de ir ao seu encontro. Depois, é um desporto que pode motivar as crianças»,referiu. “Espero que em Julho, ganhe a organização. E desejo o melhor sucesso aos nossos atletas”.

Vasco Lynce, Presidente da Portugal Vela, entidade organizadora dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica afirmou:
«Tenho a sensação que os campeonatos já começaram e é necessário que o país entenda a grandeza do evento. São muito poucas as modalidades que conseguem congregar 1700 atletas. A vinda dos jornalistas nacionais e estrangeiros é muito importante para a divulgação dos Campeonatos do Mundo
de Vela Olímpica e é importante para Portugal e para a ISAF – Federação Internacional de Vela».

Citando Bob Fisher, jornalista britânico especialista em vela
«Portugal vai receber um espectáculo, sem paralelo, a nível internacional, em que vão estar presentes os melhores velejadores do mundo. O local é espantoso e tem tudo o que é necessário para que os Campeonatos sejam um grande sucesso. Em Cádiz 2003, as classes estavam espalhadas por três sítios
diferentes. Em Cascais, tudo vai estar concentrado no mesmo local. Esse é o caminho correcto».


Em regata

João Rodrigues, velejador da equipa olímpica na classe Neil Pryde RS:X falou sobre estes campeonatos:
«Pela primeira vez, temos todas as classes a treinar em Portugal o que alivia o desgaste sentido pelos velejadores portugueses. Habitualmente somos nós a deslocar-nos para o estrangeiro. Depois, jogar em casa é um delírio. Temos muitas e muitas horas de treino em Cascais e o conhecimento do campo de regatas pode, eventualmente, ser uma vantagem. Depois dos Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, esperemos que tudo melhore. Das infra-estruturas à organização das provas. E que se prove que somos um país de marinheiros».

Cascais 2007 em números
Países 72
Velejadores 1710
Embarcações 1090
Classes Olímpicas em competição 11
Regatas a disputar 287
Campos de regata 5
Membros da organização 400
Voluntários 150
Jornalistas mais de 100

Classes
Neil Pryde RS:X
49er
Laser
Tornado
470
Finn
Yngling
Star

Para saber mais visite: www.cascaisworlds2007.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta