O Targa 25.1 possui uma boa capacidade de manobra |
O Targa 25.1 é a terceira geração do modelo de 25 pés do construtor finlandês Botnia Marine que se assume como um construtor de embarcações 4 x 4.
O upgrade do antigo Targa 25 resume-se a de um bom produto fazer ainda melhor. O novo modelo 25.1 segue a mesma filosofia e características dos outros modelos da marca walkarund, flybridge e portas laterais de correr. Os responsáveis do estaleiro realizaram um trabalho profundo no sentido de melhorar um modelo já com provas dadas.
À proa temos diversos cofres para arrumos |
Este construtor já produz barcos a motor há mais de 20 anos. Botnia Marin lançou o primeiro Targa 25 em 1984. Em 1994 nasceu a segunda geração deste modelo já com um casco novo, deck e interiores. Em 2005 surge a terceira geração com um desenvolvimento ao nível do desenho e concepção dos espaços com enfoque mais relevante na cabine e no compartimento do motor. A decoração interior e escolha do mobiliário também sofreu alterações tendo, o 25.1, a capacidade de albergar dois adultos e duas crianças sem qualquer problema. A casa de banho, com acesso através do exterior, também foi remodelada e melhorado o acesso. O casco também sofreu alterações no sentido de se poder instalar maiores e mais potentes motores a potência instalada varia entre os 230 e os 300 Cv. O primeiro Targa 25.1 foi entregue em Maio de 2005 e, até hoje, já foram vendidos 30 barcos.
Aspecto do flybridge |
Exterior
O modelo que experimentámos e, em virtude do seu aspecto visual, ou se gosta ou se odeia. Eu gosto…Este gostar advém das características e funcionalidades deste modelo. O aspecto visual é herdeiro dos barcos de trabalho finlandeses e de outros países europeus (veja-se o caso de alguns modelos da Bénéteau). Cabine cúbica, flybridge e conceito walkaround fazem deste modelo uma embarcação muito versátil ao nível da utilização. A circulação no convés é irrepreensível com as passagens laterais amplas, um poço desafogado e profundo e uma
O poço é amplo e desimpedido |
proa espaçosa e com grande capacidade de arrumação. O acesso ao flybridge segundo posto de pilotagem e banco de co-piloto não é muito fácil e requer uma certa habituação. O poço é bem idealizado acesso ao motor, quatro bancos dos quais dois amovíveis e suporte para mesa sendo funcional para qualquer tipo de utilização. A plataforma de banhos desenvolve-se a toda a largura da embarcação. Penso que para a pesca desportiva este modelo pode ser facilmente adaptado pois, possuiu uma borda alta, poço amplo para 4 pessoas trabalharem e uma proa para mais dois pescadores.
O Targa 25.1 visto de alheta |
Interior
O interior possui as características de decoração que a indústria finlandesa já nos habituou. Tons de madeira escura e tecidos de um azul-escuro que nos transmitem a sensação de calor mas, que nos países mediterrâneos poderá ser um pouco exagerado. A luminosidade é boa graça, às inúmeras janelas colocados em todo o perímetro da cabine. No que diz respeito à concepção do espaço a ideia base é boa mas, num modelo tão pequeno e no qual se pretende instalar 4 pessoas, não há milagres. A zona de dormir e de arrumos encontram-se num plano inferior e com um acesso mais difícil pois, temos que recolher o banco duplo de bombordo e descer dois degraus.
Visão de quem entra por bombordo |
O posto de pilotagem é ergonómico (volante com três posições distintas) e muito bem concebido pois, temos um controlo total de todos os ângulos da embarcação, espaço suficiente para colocar instrumentos de ajuda à navegação e uma mesa de cartas. A bombordo temos um lavatório e fogão de dois bicos completamente dissimulados.
A navegar
É a navegar que o Targa 25.1 mostra todo o seu potencial. Com casco em V profundo permite-lhe ter um navegar suave e com grande direccionalidade mesmo quando atravessa a esteira. A curvar e mesmo apertando o ângulo, o 25.1, tem um comportamento irrepreensível agarrando-se à água. Ao nível da motorização este modelo estava equipado com um motor Volvo D6 com 310 Cv com o qual atingimos a velocidade máxima de 36,8 nós às 3600 rpm. A entrega de potência é progressiva e suave com o compartimento do motor bem insonorizado o que torna a navegação muito agradável.
Visão de quem está sentado na sala |
Ficha técnica
Modelo Targa 25.1
Origem Finlândia
Construtor Botnia Marine
Comprimento total 8,25 m
Comprimento do casco 7,68 m
Boca 2,88 m
Calado 0,90 m
Peso 3 400 kg
Capacidade de combustível 420 L
Motor Volvo D6 de 310 Cv
Aspecto da casa de banho cujo acesso se realiza pelo exterior |
Comercialização Nautilus Mar
Medições
Ralenti 600 rpm / 4,6 nós
1000 rpm / 6,5 nós
1500 rpm / 8,15 nós
2000 rpm / 12,3 nós
2500 rpm / 21,7 nós
3000 rpm / 29,5 nós
3600 rpm / 36,5 nós