Passados 20 anos sobre o aparecimento do primeiro Océanis, o construtor Bénéteau lança o modelo Océanis 50, um veleiro de prestígio que marca uma nova era na história deste estaleiro francês.
O desenho do casco e do convés são da responsabilidade do gabinete de projectistas Berret & Racoupeau que idealizaram um veleiro com qualidades marinheiras e, em simultâneo, com uma estética fluida e sedutora. Para a concepção do interior, a Bénéteau apostou forte e foi buscar uma das referências em Itália na concepção de mega iates, Nauta Design. No Océanis 50 foram implementados conceitos que integram a luminosidade com linhas contemporâneas mas, o conforto como objectivo final.
Ao nível do lay-out interior o estaleiro propõe duas versões com três ou duas cabinas duplas e, em ambas, temos sempre duas casas de banho. Na versão de duas cabines, a cabine do proprietário fica situada à popa e desenvolvesse a toda a largura do barco.
O lay-out do salão é comum às duas versões. Este espaço caracterizasse por ser harmonioso ao nível das formas e com uma luminosidade notável. Os tons variam entre a madeira clara do mobiliário e do forro com os tecidos creme dos sofás. A grande luminosidade e boa circulação de ar são asseguradas por inúmeras vigias e albois, colocadas no casco e no tecto respectivamente. A bombordo e logo à entrada temos a cozinha em forma de L e por onde se acede à cabina de popa na versão de três cabines (situação pouco usual e não muito prática). Ainda a bombordo temos um sofá em U que envolve uma mesa rebatível que é complementada por dois bancos móveis. A estibordo temos mais um sofá duplo com assentos individualizados e a mesa de cartas com um tamanho adequado às necessidades de hoje e com acesso aos diferentes painéis de controlo e instrumentação de navegação. No tecto da área do salão temos implementado diversos pontos de apoio para nos segurarmos quando o barco navega.
O exterior é marcado pelas linhas elegantes e modernas mas conseguindo criar um barco homogéneo e equilibrado. O lay-out do convés é simples com todas as manobras a poderem ser controladas a partir do poço para uma maior segurança quando se navega. O Ocèanis 50 possui duas rodas de leme e, entre elas, temos um equipamento de navegação multi-funções que está integrado no topo da mesa rebatível do cockpit e que está incrustado numa base com a capacidade de ser pivotante. Ao novel do cockpit ele é espaçoso e suficientemente amplo para albergar 6 pessoas.
Ficha técnica
Modelo Océanis 50
Origem França
Construtor Bénéteau
Comprimento total 15,09 m
Comprimento do casco 14,75 m
Boca 4,50 m
Calado 2 m
Deslocamento 12 048 kg
Motor 75 a 100 Cv
Área vélica 115 m²
Preço na fábrica 217 950
Comercialização
Francisco Ramada, Lda. (Tel. 213 641 587)