As empresas do sector exporão as suas ofertas na próxima edição do Salão Náutico de Barcelona que decorrerá de 15 a 19 de Outubro de 2014.
O aluguer de um barco entre um grupo de amigos ou em família para passar as férias ou fazer viagens é uma modalidade que está a ganhar adeptos. Muito desenvolvido noutros países, este sector cresceu em Espanha quase 53% no primeiro semestre de 2014.
A Asociación Nacional de Empresas Náuticas, Anen, cifra em 52,86% o crescimento do aluguer de barcos em Espanha nos seis primeiros meses de 2014, comparativamente com o mesmo período de tempo do ano passado. As embarcações com comprimentos até aos 8 m são as mais procuradas e ocupam 84,11 % da quota de mercado de aluguer.
Segundo os especialistas, este importante incremento deve-se em parte à crise, mas também à alteração de mentalidades que vêm no charter uma opção cada vez mais viável e interessante. Em geral, o futuro do sector é visto com otimismo pois, é mais económico e vantajoso alugar do que comprar uma embarcação.
Os espanhóis só alugam no verão
Segundo o responsável da secção de charter da Bavaria Spain (expositor do Salão Náutico de Barcelona), John Rossbach, o mercado de charter em Espanha é muito sazonal e os espanhóis só alugam barcos durante as férias de Verão. Baleares é a região com uma temporada de charter mais longa de abril a outubro graças à presença de clientes estrangeiros, principalmente alemães e de países nórdicos.
Em relação ao perfil do utilizador, Rossbach refere que é muito diverso, desde famílias a grupos de amigos, a companheiros de trabalho em saídas de incentivos de empresas. A modalidade de aluguer mais utilizada é a de uma ou duas semanas, sem tripulação em veleiro ou lancha.