A Baía de Arcachon, na região sudoeste de França Aquitânia, surge aqui nesta imagem captada pelo satélite de observação japonês ALOS.
No centro da imagem, podemos ver a grande Duna de Pyla, um retângulo alongado, castanho claro. Esta grande duna de areia tem cerca de 2,7 km de comprimento e 500 m de largura, com 110 m de altura.
O vento e as marés empurram a duna cada vez mais para dentro e a cada ano esta avança vários metros, com os seus 60 milhões de metros cúbicos de areia a invadirem a floresta de pinho e os parques de campismo vizinhos.
No canto superior direito da imagem está a Baía de Arcachon, com os seus viveiros de ostras e quintas.
Desde o início do século 19, a burguesia de Bordéus começou a visitar as margens do Arcachon, acreditando nos seus benefícios terapêuticos, do ar marinho e dos banhos. A área é popular local de férias de saúde.
O satélite Advanced Land Observation captou esta imagem a 8 de setembro de 2009. O ALOS foi apoiado como uma Third Party Mission, o que quer dizer que a ESA usa as instalações em terra na aquisição, processamento, distribuição e arquivo de dados do satélite para a comunidade de utilizadores.
Em abril de 2011 o satélite perdeu o peso abruptamente enquanto mapeava a costa japonesa atingida pelo tsunami.
Fonte:ESA
Imagem: Copyright JAXA, ESA