Já está tudo apostes para receber a comunidade internacional que se irá reunir em Cascais, de 8 a 15 de Setembro, para a realização do ongresso internacional dedicado aos Museus Marítimos e a sua interligação com a história e a sociedade.
Neste edição da Náutica Press abordamos o espírito do ICMM bem como divulgamos alguns dos temas que estarão em debato durante o congresso.
Durante a presença de especialistas de todo o mundo serão visitados alguns museus e centros museológicos portugueses nomeadamente, o Museu de Marinha, Ecomuseu do Seixal, Padrão dos Descobrimentos e Fragata D.Fernando II.
ICMM (International Congress Maritime Museuns), O Congresso
O ICMM 2013 celebra não só o passado marítimo mas também a sua ligação aos temas atuais e debates sociais. O ICMM, como organização, promove o significado da cultura e herança marítima e fá-lo através dos museus que conectam passado, presente e futuro.
Os museus marítimos que compõem o ICMM pertencem a uma comunidade mundial. Partilham a temática marítima como uma história regional, nacional e global, mas mostramo-la e interpretamo-la numa infinidade de maneiras. Sociedades diferentes fazem exigencias diferentes às suas instituições culturais; isto mostra, de várias maneiras, que lidam com diferentes interpretações da história. Nesta grande diversidade reside uma vantagem, mas também um desafio. Poder inspirar os outros, apontando para bons e às vezes para os maus exemplos, e tentar encontrar novas e inesperadas formas de cooperação entre as nações e os seus limites intitucionais.
A instituição está unida na crença de que pode fazer uma cultura marítima de relevo.
Temas
A paisagem maritima encontra-se em constante mudança e nos tempos modernos já não há uma presença marítima tão marcada. A industria de peixe, os estaleiros, o sector dos transportes marítimos tudo isto deixou de ser o centro das questões das sociedades modernas. Ao mesmo tempo, surgem problemas mais relevantes do que nunca: a presença naval no combate à pirataria ou o oceano como uma preocupação ambiental. No Baltico, tal como em outros locais, história e natureza complementam-se num interesse renovado em milhares de navios naufragados um enorme tesouro histórico ameaçado pelo aumento da poluíção das águas que os cobrem.
É a partir deste que a organização convida todos os interessados a celebrar o passado marítimo enquanto fazemos com que os problemas marítimos se tornem numa preocupação relevante para o presente e para o futuro
O ICMM abrange um vasto quadro temático:
– Participação nos debates sobre a actual temática
– O papel da Marinha na história e na sociedade moderna
– História Marítima – uma história nacional ou global?
– Expectativas e missões como o papel dos museus varia em todo o mundo
– Como chegar aos visitantes?
– Novas tecnologias, novas possibilidades
– Trabalhar com parcerias
– Cooperação entre museus marítimos: problemas e possibilidades
– Pequenas apresentações sobre desenvolvimentos recentes
– Outros
Para saber mais: http://www.icmmcascais2013.org/