Fabricantes internacionais de referência no setor náutico anunciaram a apresentação dos seus novos modelos da temporada na 52ª. Edição do Salão Náutico Internacional de Barcelona, que terá lugar de 24 a 29 de Setembro nas renovadas instalações do Port Vell.
Nesta edição serão várias as estreias que os visitantes poderão ver nas amarrações de Port Vell. O construtor francês Jeanneau irá apresentar o novo Velasco 43 e a Prestige 450; o fabricante Bavaria apresentará o modelo Virtess 420 Fly enquanto o construtor italiano Azimut apresentará o seu modelo 80 e, para finalizar, na Bénéteau a grande estrela será o modelos Flyer Gran Turismo 49 HT.
Também participará o construtor inglês Princess com três dos seus últimos grandes modelos: a desportiva Princess V57 e os grandes iates MY72 e MY98. Por sua vez, a empresa americana Crownline fará a sua estreia mundial do modelo 294 CR, uma embarcação cabinada com 9,15 m de comprimento. Do norte da europa chegam o novo Windy Coho 29. A Quicksilver apresentará o seu modelo vocacionado para um programa pesca-cruzeiro, o 755 Captur Pilothouse.
Entre as empresas espanholas, cabe destacar também as apresentações mundiais do Lema Koper 19 e o V2 Boats 5.0 da BYD Group (Barcelona Yacht Design Group). A Starfisher apresenta o ST 850 OBS para um programa de cruzeiro-pesca. A Rodman terá em exposição alguns dos seus modelos da gama Spirit e Muse, assim como os desenhos do novo Muse 44.
Os amantes da vela poderão ver o Oceanis 55 da Bénéteau, os Hanse 505 e 345, o novo Dehler 38 e, no segmento dos catamarãs, o novo Lagoon 52.
Este ano o certame voltará a demonstrar todo o seu potencial como principal plataforma comercial e de encontro no âmbito da náutica desportiva e de recreio em Espanha, afirmou o presidente do comité organizador, Luis Conde. Destaca ainda, que o salão é um acontecimento vital para o setor, e os visitantes sabem que é uma oportunidade única para comprar, estabelecer contactos com empresas náuticas e conhecer todas as novidades e produtos.
Um salão que navega no curso dos certames internacionais
Fruto da colaboração entre o Salão Náutico de Barcelona e a Asociación Nacional de Empresas Náuticas, ANEN, como representante máximo e porta-voz do sector náutico espanhol, a organização do certame contou com a experiência e o profundo conhecimento desta entidade na conceção das linhas estratégicas da sua promoção.
Nós transmitimos ao Salão Náutico as principais necessidades das nossas empresas, com um enfoque em atrair compradores internacionais face à contração do consumo nacional. Outra das exigências das empresas participantes passava por uma melhor logística e de imagem do certame para ficar em linha com o modelo de salões europeus de referência. Estamos esperançados que os esforços realizados deem os seus frutos, declarou Carlos Sanlorenzo, secretário-geral da ANEN.
Para o diretor do salão, Jordi Freixas, o trabalho desenvolvido entre a equipa do Salão Náutico e a ANEN é fundamental, pois permite que este ano o certame tenha adaptado um pouco mais as suas instalações e a sua oferta às diferentes tipologias de expositores e às condições que o setor, através da Associação, nos apresentou para desenvolver com êxito a sua atividade durante o salão.