Salão Náutico de Barcelona

0


Começa a içar as velas

O Salão Náutico Internacional de Barcelona já iniciou a fase de comercialização para a sua próxima edição que terá lugar de 24 a 29 de Setembro no Port Vell, coincidindo no primeiro dia coma a festa da La Mercè, padroeira da cidade e, coma Mediterranean Tall Ships Race. O certame, o mais importante de Espanha é o único reconhecido pela International Federetion of Boat Show Organisers (IFBSO), voltara a expor na água e em seco todas as novidades da náutica de recreio e desportiva.

A organização lançou uma campanha de captação de expositores espanhóis e internacionais e a comercialização de espaços. “Iniciámos a nossa campanha comercial e tivemos uma boa resposta por parte das empresas do sector, o que nos permitiu retificar o atual modelos de salão – iniciado em 2012 – que concentra toda a oferta comercial no Port Vell durante o mês de setembro”, afirmou o diretor do certame, Jordi Freixas.

Cerca de 80,4 % dos expositores presentes na edição de 2012 valorizaram muito positivamente o novo formato, segundo os resultados do inquérito efetuado pela Fira de Barcelona. O resultado deste trabalho também indica que o salão conta com uma grande fidelidade de participação (93%) e quase metade das vendas do ano das empresas expositoras (44%) foram geradas durante o certame.

Para Freixas, “o Salão Náutico é a melhor plataforma para lançar novidades, fidelizar clientes, testar as embarcações e, especialmente, gerar novos contactos e vendas. Um instrumento eficaz para dinamizar o mercado e mostrar a potencialidade do sector”.

O início da comercialização do certame coincidiu também com o lançamento da nova imagem gráfica que tem Barcelona e Port Vell como grandes protagonistas e que evoca o prazer que transmite o mar.

Segundo a análise feita ao inquérito da Fira de Barcelona, 29,1% dos visitantes da última edição foram ao certame com o objetivo de tomar uma decisão de compra. Esta cifra representa um aumento de 9,4 pontos em relação à edição de 2011.

De acordo com o inquérito, efetuado a mais de 300 pessoas, do total de visitantes que manifestaram a sua vontade em comprar, 38,6% desses adquiriam acessórios náuticos, 34,1% embarcações a motor e 15,9% embarcações à vela.

O estudo também mostra a fidelidade do público do Salão Náutico com, 86,2% a dizerem que já tinham visitado anteriormente e 86,8% a afirmar que voltarão em 2013. O inquérito indica também que 63,20% dos visitantes são oriundas da Catalunha, principal mercado náutico de Espanha com 22,56% dos registos de embarcações. Em relação ao perfil do visitante, 70,5% é público geral e o resto é profissional.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta