Volvo apresenta novidades para 2014
Nas águas da Suécia, as novidades do fabricante Volvo para 2014 foram apresentadas à imprensa internacional.
Num encontro que reuniu as principais revistas náuticas do mundo, o fabricante de motores Volvo Penta, apresentou as principais novidades para o ano de 2014.
Ao nível dos motores temos os novos D11 Tier 3, o IPS 950 e os modelos a gasolina V8 430 e V8 350. Em paralelo foi apresentado o sistema Glass Cockpit, um projeto desenvolvido em parceria com o fabricante de eletrónica Garmin e o sistema Interceptor destinado à segurança conforto em navegação
Coube a Lars Ljungqvist, responsável pelo planeamento e desenvolvimento de produto da Volvo Penta, abrir a sessão de trabalhos assegurando que a marca tem conseguido manter os investimentos no desenvolvimento de novos produtos e, na sequência desta aposta têm aumentado a sua quota de mercado. A aposta no sistema IPS é para continuar.
A finalizar a sua intervenção Lars referiu que é necessário estar atento às mudanças do mercado e às necessidades do utilizador. Este conceito de gestão traduz-se na simplificação da náutica e da integração dos produtos com vista a facilitar a vida ao utilizador. O projeto de desenvolvimento com a Garmin é um dos exemplos a seguir.
Após a apresentação das novidades realizou-se o teste dinâmico dos motores e equipamentos.
Volvo Penta D11
A nova série D11 da Volvo Penta baseia-se na última tecnologia desenvolvida pelo Grupo e amplia os atuais 670 Cv para oferecer três classes de potências diferentes: 625, 670 e 725 Cv.
Trata-se de motores diesel de 6 cilindros em linha com bomba de injetores de regulação eletrónica, turbo de dupla entrada e Intercooler.
Este tipo de motor destina-se a embarcações flybridge ou lanchas com comprimento compreendido entre os 14 e 17 m.
A preocupação com meio ambiente esteve na génese da criação desta nova unidade. Graças a uma eficaz combustão, a nova série D11 cumpre a legislação ambiental mais restrita do mundo, U.S. EPA nível 3 que entrará em vigor em 2014. A emissão de partículas será reduzida em cerca de 40% em relação à atual legislação.
Os motores utilizam a última geração do EVC (controlo eletrónico da embarcação) que permite um número adicional de funções que melhora a segurança e a qualidade de navegação.
A série de novos motores estará disponível tanto para a instalação de hélices tradicionais como para o sistema IPS.
V8-430 e V8-350
A gama de motores Volvo Penta V8 é reforçada com o lançamento de dois novos modelos a gasolina, o V8-430 e o V8-350 BSO de 6 litros. São unidades de alto rendimento e equipados com a última tecnologia que permite que o V8-430 cumpra, com ampla margem, com a normativa norte-americana EPA e o V8-350 BSO tenha sido certificado pelo Instituto Internacional Europeu de Certificação de Marinas para poder ser utilizado no lago Constance (Alemanha).
Os motores foram equipados com a tecnologia VVT (distribuição válvulas variável) que otimiza em baixas rpm e aumenta ao máximo a saída em altas rpm, o que provoca uma aceleração mais rápida, uma maior velocidade máxima e uma melhor resposta na velocidade de cruzeiro.
O V8-430 baseia-se no mesmo modelo de motor que o V8-380 mas com algumas modificações para lhe proporcionar maior potência. O desenho do V8-350 BSO é idêntico ao do V8-380.
IPS 800 950
O sistema IPS reforça a sua liderança com o lançamento de dois novos modelos destinados a embarcações com comprimentos compreendidos entre os 12 e os 18 m, o IPS 800 (625 Cv) e IPS 950 (725 Cv).
Estas unidades são a diesel de 6 cilindros em linha com bomba de injetores de regulação eletrónica, turbo de dupla entrada, compressor mecânico e Intercooler. A cilindrada é de 10,84 litros.
Para Thomaz Lantz (responsável de produto da Volvo Penta), Baseados no D11, os novos modelos de IPS oferecem uma incrível potência e resistência em toda a gama de rotações e surpreende a facilidade de manobra das embarcações. A navegação resultante é muito sensível a velocidades tanto elevadas como reduzidas.
Nós tivemos a oportunidade de verificar isso mesmo quando navegámos num Atlantis 55 equipado com 2 x IPS 950.
Glass Cockpit
O novo sistema Glass Cockpit da Volvo Penta (desenvolvido em parceria com a Garmin) é um sistema de supervisão e controlo totalmente integrado que permite ao skipper da embarcação estar na posse de toda a informação do que se passa a bordo. Esta informação é transmitida através de um ou mais monitores colocados no posto de pilotagem.
A manipulação do monitor é fácil e intuitivo, com funcionalidades táteis. O skipper decide quais as funções que têm de ser apresentadas no monitor e como se devem distribuir. Em função do tipo e do tamanho da embarcação, podem-se montar um ou mais monitores no painel de controlo. Os monitores estão disponíveis em diferentes tamanhos que vão da 8 às 19 polegadas.
O sistema Glass Cockpit está totalmente integrado com o controlo eletrónico da embarcação (ECV), a plataforma exclusiva da Volvo. Isto significa que todas as opções, como o sistema de posicionamento dinâmico, os interceptores e o piloto automático se podem supervisionar e controlar nos monitores.
Sistema Interceptor IS
O sistema Interceptor foi uma das novidades mais interessantes que tivemos a oportunidade de experimentar na Suécia. Trata-se de um sistema inteligente de afinação da embarcação, ao nível do trim, que permite uma navegação mais segura e confortável. O sistema Interceptor pode ter um controlo manual ou automático. O que notámos com este sistema é que a embarcação plana mais rapidamente (a proa não fica levantada tanto tempo e, desta forma, melhora o campo de visão), a curvar a embarcação não adorna tanto (aumenta o campo de visão em curva) e, por fim o equilíbrio da embarcação em velocidade é superior, o que permite uma poupança de combustível.
O Interceptor foi concebido para ser utilizado em embarcações com mais de 40 pés de comprimento.