O VII Encontro Mútua estruturou-se em torno de três momentos fundamentais: Conferência final MARLEANET, a apresentação pública da recém-criada Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima e a Sessão Solene de comemoração do 70º aniversário da Mútua, com o lançamento de Mútua dos Pescadores Biografia de Uma Seguradora da Economia Social, do historiador Álvaro Garrido.
Na primeira parte apresentaram-se os resultados do projeto Marleanet, tendo-se dado à manhã um caráter de sessão de trabalho ao convidar Pierre Bouges, que coordena a equipa pedagógica do CIN de S. Mandrier em França e Knud Kusche, engenheiro de máquinas com vasta experiência como formador e autor de módulos para o CEFCM/França, promotor do Marleanet, para uma reflexão mais aprofundada sobre os desafios da formação tecnicamente assistida. Os trabalhos foram conduzidos pela coordenação do projeto, Cristina Moço, Diretora da Mútua e Maria do Céu Baptista.
Depois do almoço teve lugar a apresentação da Sociedade Portuguesa de Saúde Marítima, ideia que há muito tempo estava nos anseios de pessoas e entidades ligadas ao setor e que o Projeto, pela sua dinâmica, veio impulsionar. Falaram em nome da Comissão Promotora da Sociedade, a Dra. Carlota Leitão e o Dr. Miguel Alarcão, médico ortopedista que assiste sinistrados da Mútua há mais de 30 anos.
A Sessão Solene que fechou o Encontro foi presidida pelo Presidente da Mesa da Mesa da Assembleia Geral, António Meyrelles. Para além do Presidente da Mútua José António Amador, intervieram o Presidente da Câmara de Peniche António José Correia, o coordenador da Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens do Mar, Almirante Álvaro Cunha Lopes, e o Presidente da CASES Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Eduardo Graça que atribuiu Medalhas Comemorativas do Ano Internacional das Cooperativas: ao Presidente da Direção da Mútua; a José Bouçanova, coordenador da Mútua da Zona Norte e a Cristina Moço, Diretora de Ação Social, Cooperativa e de Formação da Mútua.
A apresentação da Biografia da Mútua foi um momento alto do Encontro, principalmente para os trabalhadores, dirigentes e colaboradores desta cooperativa de utentes de seguros que integraram a audiência, e que após a sessão solene puderam brindar, juntamente com os restantes convidados, à sua Mútua! Todos os convidados do Encontro puderam ainda desfrutar de uma primeira leitura do livro que foi entregue em mão a todos os participantes pelas mulheres da rede portuguesa Estrela do Mar e associação Ilhas em Rede que marcaram a sua presença.
No final dos trabalhos o momento foi de festa com a apresentação do Coro da Mútua dos Pescadores/Ponto Seguro e a atuação do Grupo Bandalheira.