![](http://www.nauticapress.com/LOBODOMAR/empneg/empneg170512/abertura.jpg)
Quer desenvolvimento sustentado da orla costeira
A Agência Independente do Desporto e do Mar (AIDEM) foi constituída em 8 de maio, em Lisboa, no âmbito da Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território Instituto do Território, para identificar e criar oportunidades de desenvolvimento da prática desportiva na orla costeira e no mar, assim como das economias associadas a estas áreas.
A criação da AIDEM tem ainda como objetivo propor soluções de simplificação administrativa da legislação relacionada com estas matérias.
Pela primeira vez, reúnem-se numa plataforma associativa algumas das entidades desportivas mais dinâmicas na costa portuguesa com várias entidades relevantes do mundo científico ligado à orla costeira e ao mar.
A nova agência é criada no âmbito do Instituto do Território, que presidirá, tendo na sua direção representantes do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e do Turismo de Portugal, assim como outras personalidades ligadas ao Desporto e à Ciência.
O mar e a orla costeira portuguesa constituem um fator territorial estratégico para o desenvolvimento do País, mas as dinâmicas existentes nestas zonas, especialmente sensíveis e atrativas, não se encontram ao nível desejado pelo interesse público e pelos agentes associativos, científicos, desportivos e económicos afirmou Rogério Gomes, presidente do Instituto do Território, na cerimónia.
Para Rogério Gomes, os recursos da nossa orla costeira encontram-se subaproveitados, atendendo às capacidades e meios instalados.
É hoje adquirido que as atividades na orla costeira assumam elas cariz turístico, desportivo, ou outros, devem ser sustentáveis, quer quanto à preservação dos recursos naturais quer ao nível social e económico, e suportadas por conhecimento técnico e científico adequado disse ainda o presidente do Instituto do Território.
A cerimónia contou com a presença dos secretários de Estado do Desporto e Juventude, da Economia, do Mar e do Turismo e do vice-chefe do Estado-Maior da Armada.
A AIDEM foi constituída pelas seguintes entidades: Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território, com as suas vinte entidades do sistema científico e tecnológico, Marinha, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Instituto Português do Desporto e Juventude, Instituto Financeiro do Desenvolvimento Regional, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Universidade da Beira Interior, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Lisboa, INATEL, Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, Federação Portuguesa de Jet-Ski, Federação Portuguesa de Motonáutica, Federação Portuguesa de Remo, Federação Portuguesa de Surf e Federação Portuguesa de Vela, entre outras.