Acção a bordo do Eendracht |
Numa organização da Sail Training International vocacionada para a formação de jovens de todas as nacionalidades na área da vela e cujos países membros são a Austrália, Bélgica, Bermudas, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Látvia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia Estados Unidos e Inglaterra.
Após um processo de candidatura, a Sail Training International escolheu Lisboa como cenário do 50th Anniversary Tall Ships Races 2006, numa reedição do percurso original da primeira regata realizada em 1956 entre Torby no sul de Inglaterra e Lisboa.
Alexander Von Humboldt |
Em Julho Lisboa espera acolher cerca de 100 veleiros com mais de 3000 tripulantes e são esperados mais de 1 milhão de visitantes de todo o mundo.
Várias entidades nacionais empenharam-se para fazer deste sonho uma realidade nomeadamente a Câmara Municipal de Lisboa, Ministério da Defesa Nacional, Secretaria de Estado da Juventude e Desportos, Administração do Porto de Lisboa, Associação de Turismo de Lisboa e Associação Portuguesa de Treino de Vela.
A Regata terá início com a concentração dos veleiros em St. Malo ( França), entre os dias 6 e 9 de Julho, dali sairão para a primeira regata com linha de partida em Torbay, no sul de Inglaterra terminando em Lisboa tal como há 50 anos atrás.
O Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo |
O Duque de Edimburgo Patrono da primeira regata há 50 anos aceitou dar o sinal de largada em Torbay a 10 de Julho.
No âmbito das comemorações vão existir mais dois eventos logo de seguida, um deles a viagem de cruzeiro que liga Cadiz a La Corunha e uma 2ª regata até Antuérpia, para as cerimónias de entrega de prémios.
A Sail Training International foi recentemente nomeada para ao Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho junto dos jovens sendo a maior organização do mundo a promover regatas e eventos, conferências e seminários e publicações para a comunidade internacional de treino de vela.
Asgard II |
A partir de 15 de Julho a frota dos veleiros participantes vai começar a dar entrada no porto de Lisboa e entre 20 e 23 vão acontecer uma série de eventos que terão o seu ponto alto num grade Desfile Naval no Tejo.
Um aspecto interessante será a participação duma boa parte dos 1059 tripulantes que estiverem presentes na primeira Regata e que vão participar nestas comemorações.
O sucesso deste evento tem garantido a sua repetição desde 1956 de dois em dois anos até 1964 e a partir desse ano passou a ser um acontecimento anual. A recuperação de antigos veleiros e a construção de novos conduziu ao aumento do número de navios participantes oriundos da Europa, Américas, Ásia e Oceânia.
Christian Radich |
Na génese desta regata para além da competição desportiva temos o aspecto mais interessante que é a formação de jovens no treino de mar, proporcionando a aventura e o risco, o trabalho em equipa, aquisição de conhecimentos e prática das diversas actividades náuticas tais como a navegação oceânica e marinharia.
A Comissão Organizadora deste grande Evento Náutico, em Lisboa, promove a participação de jovens com idades entre os 15 e os 25 anos, que podem embarcar em alguns dos veleiros disponíveis, durante os diferentes percursos desta Grande Regata Comemorativa.
As Regatas dos Grandes Veleiros eram organizadas pela ISTA – International Sail Training Association e até há pouco tempo conhecidas como Regatas Cutty Sark.
Dar Mlodziezy |
Desde 2002 estas Regatas são organizadas pelas STI-Sail Training International, organização Internacional da qual Aporvela é membro fundador e representante em Portugal.
Marque já na sua agenda o dia 23 de Julho para assistir ao desfile náutico junto à Torre de Belém pelas 12.00h
Alguns dos veleiros da Classe A que já confirmaram a sua participação:
Eendracht | ||
Europa | ||
Lord Nelson | ||
Sagres | ||
Alexander Von Humboldt
Bandeira Alemã
Comprimento 54 m
Armação Barca de 3 mastros
Ano de construção – 1906
Porto – Bremen
Asgard II
Bandeira Irlandesa
Comprimento 26,6
Armação Brigantina
Ano de construção – 1981
Porto – Dublin
Christian Radich
Bandeira Norueguesa
Comprimento 62 m
Armação Completa
Ano de construção – 1937
Porto – Oslo
Dar Mlodziezy
Bandeira Polaca
Comprimento 94,8 m
Armação Completa
Ano de construção – 1982
Porto – Gdinia
Eendracht
Bandeira Holandesa
Comprimento 55,3 m
Armação Escuna
Ano de construção – 1989
Porto – Roterdão
Europa
Bandeira Holandesa
Comprimento 44,5 m
Armação Barca
Ano de construção – 1911
Porto Roterdão
Lord Nelson
Bandeira Inglesa
Comprimento 40,2 m
Armação Barca
Ano de construção – 1985
Porto Southampton
Sagres
Bandeira Portuguesa
Comprimento 90,80 m
Armação Barca de 3 mastros
Ano de construção – 1937
Porto – Lisboa
Para mais informações sobre este evento e consulta de programa completa visite: www.sailtraininginternational.org e www.tallshipslisboa.com