CULTURA: Cascais Atlântico lança Artemar Estoril

0

A Cascais Atlântico, juntamente com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação Dom Luís I, promove de 13 de Setembro a 1 de Novembro, no Passeio Marítimo da Costa do Estoril, a Edição número zero do ArteMar Estoril, uma exposição de escultura internacional inédita em Portugal, com obras que incorporam resíduos marítimos e/ou representam simbolicamente o mar. Esta iniciativa constitui um dos maiores eventos gratuitos nacionais de escultura ao ar livre.O ArteMar Estoril tem por objectivo projectar a região e o país em que se insere através da arte, no domínio dos temas relacionados com o mar, o ambiente e a qualidade de vida. A Edição zero serve também para potenciar a primeira Edição, prevista para 2009, em concurso aberto a toda a população, ao contrário desta edição piloto.
Os artistas representados na Edição zero – Dennis Oppenheim, Rotraut (Klein-Moquav), Júlio Quaresma, João Pedro Vale, Pedro Valdez Cardoso, Matthias Contzen e Carlos Nogueira – foram escolhidos pela Fundação D. Luís I, que assume a Direcção Artística do evento.
A iniciativa decorre num local aprazível, ao longo dos dois quilómetros que constituem o paredão junto às praias das Moitas, Tamariz e Poça.
Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “a ArteMar Estoril é uma iniciativa cultural inspirada na ligação de Cascais ao mar, com o objectivo de projectar o concelho em Portugal e no estrangeiro, em mais uma aposta na sua excelente Glocalização, bem como de contribuir para a promoção da escultura no plano nacional e externo. O êxito desta proposta implicará a caracterização de Cascais não só como espaço de lazer e de bem-estar, associando as questões do mar e do ambiente à cultura, aberto a projectos artísticos inovadores”.
Prémio de 15 mil Euros
A primeira edição do projecto irá contemplar o lançamento de um Prémio ArteMar, a divulgar em 2009 junto dos estabelecimentos de ensino superior de artes plásticas a nível nacional e internacional. O valor pecuniário será de 15 mil Euros, a que acrescerá um Prémio do Público, no valor de cinco mil Euros.
O júri terá representantes da Câmara Municipal de Cascais, da Fundação D. Luís I, da Comissão de Honra e dos patrocinadores oficiais.
O trabalho premiado passará a ser propriedade da Câmara Municipal de Cascais, que ficará responsável pela manutenção e conservação da obra, destinada a um parque verde do concelho.
O programa educacional
Durante a exposição, será desenvolvido um programa Educacional Ambiental em colaboração com a EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais – e outras entidades interessadas, com actividades para crianças, destinadas a realçar a importância do ambiente e a expandir as capacidades de observação e criatividade dos mais novos.
O programa decorrerá nas instalações da ArteMar Estoril, sob a forma de ateliês, nos quais as crianças produzirão esculturas e acessórios com resíduos reutilizáveis, provenientes das arribadas do mar, educando as crianças na política dos 4 R’s (Redução, Reutilização, Reciclagem e Recuperação).
A Cascais Atlântico é a Agência Municipal dedicada às actividades relacionadas com o mar, na perspectiva da valorização ambiental, dinamização económica, inovação e competitividade, assim como da promoção sócio-cultural. Outros dados sobre a agência e a sua actividade poderão ser encontrados em www.cascaisatlantico.org.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta