Iniciativa inédita decorre até 25 de Maio no Porto de Recreio numa altura em que faltam menos de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Pequim, a Piscina Oceânica e o Porto de Recreio de Oeiras são o palco de uma sucessão de iniciativas que visam aproximar o público do mar e dos desportos náuticos. Foi com um encontro de atletas de diferentes gerações, dirigentes desportivos e responsáveis do poder local que ficou marcada a cerimónia de inauguração da primeira homenagem pública à presença lusa na mais importante manifestação desportiva do Mundo. O Passeio Olímpico da Fama, que nasceu em Oeiras mais concretamente no Porto de Recreio eterniza os nomes de todos os atletas que, nas modalidades de Vela, Remo e Canoagem, levaram o nome de Portugal aos Jogos Olímpicos.
Isaltino de Morais (Presidente da Câmara de Oeiras), Vicente Moura (Presidente do Comité Olímpico Português), Fernando Lima Bello (Representante Português no Comité Olímpico Internacional) e Cristina Rosado Correia (Empresa Municipal Oeiras Viva) descerraram juntos um monumento que eterniza a participação dos velejadores, remadores e canoístas que até hoje marcaram presença nos Jogos Olímpicos. Os participantes em futuras edições da competição magna do desporto terão sempre um lugar reservado neste passeio, facto que introduz uma dinâmica muito própria ao monumento.
Este acto simbólico assinalou o arranque de um mês recheado de motivos de interesse para o público, com o evento Portugal, os Jogos Olímpicos e os Desportos Náuticos que decorre até ao próximo dia 25 de Maio na Piscina Oceânica e Porto de Recreio de Oeiras. Todas as actividades são gratuitas, sendo de destacar a exposição permanente onde se poderá conhecer a frota de vela presente nos próximos Jogos de Pequim os baptismos de Canoagem, Remo e Vela e ainda um conjunto de debates e tertúlias.