Através da II Regata Internacional das Rias Baixas à Ria de Aveiro Troféu Maregalia
A II Regata Internacional das Rias Baixas à Ria de Aveiro Troféu Maregalia, saiu do porto de Pobra de Caramiñal situado nas Rias Baixas galegas, no dia 2 de Maio/08. A regata conta com aproximadamente 300 tripulantes distribuídos em cerca 40 embarcações e uma percentagem elevada de embarcações espanholas, cerca de 70%, oriundas não apenas da Galiza como de todas as regiões autónomas espanholas.Com partida pelas 10 horas, e numa etapa de 30 milhas desde Pobra de Caramiñal até Vigo, foram percorridos diversos pontos de interesse como as praias atlânticas de Sansenxo, as Islas de Cies ou as Rias de Arousa e Vigo.
No dia 3 de Maio/08, a 2ª etapa da Regata dirigiu-se de Vigo para a Póvoa de Varzim, já em território nacional, percorrendo aproximadamente 55 milhas atlânticas. As exigentes condições de navegação proporcionaram imagens de grande beleza e exigiram mestria às diversas tripulações participantes.
A Região de Turismo Rota da Luz acompanhou as duas primeiras etapas da II Regata Internacional das Rias Baixas à Ria de Aveiro, promovendo o destino regional de Aveiro junto dos intervenientes na Regata, assim como das populações e localidades percorridas no âmbito territorial espanhol, preparando a etapa seguinte: Póvoa de Varzim Aveiro.
Com saída da Póvoa de Varzim, no próximo dia 10 de Maio, a última e mais longa etapa da II Regata Internacional das Rias Baixas à Ria de Aveiro, cerca de 80 milhas, irá finalizar-se com a chegada à Ria de Aveiro e atracagem na cidade. No programa da Regata estão previstos diversos momentos de animação que irão proporcionar aos participantes no evento agradáveis momentos de lazer e descontracção.
O turismo náutico observa inúmeras possibilidades de desenvolvimento em Aveiro. As características singulares do território regional, banhado pelo oceânico atlântico e pela Ria de Aveiro elemento diferenciador da paisagem, propiciam interessantes modelos de negócio turístico assentes em produtos transversais e originais.
A Ria de Aveiro candidata a nova maravilha mundial da natureza no contexto da organização New Seven Wonders of Nature, é o principal produto turístico regional de Aveiro e enquadra uma dimensão universal, assumindo peculiar importância no desenvolvimento turístico nacional.
Deste modo, e segundo o presidente da Região de Turismo Rota da Luz – Pedro Silva, a presente Regata, que irá finalizar em Aveiro nos próximos dias 10 e 11 de Maio, demonstra claramente a importância da Ria de Aveiro para a afirmação e para a internacionalização do turismo náutico em Portugal.
TURISMO E DESPORTO: Rota da Luz promove Turismo Náutico em Espanha
0
Partilhe