A Fundação Calouste Gulbenkian e o Oceanário de Lisboa apresentaram a iniciativa comum de um Galardão subordinado ao tema Governação Sustentável dos Oceanos, com o objectivo de estimular os diversos sectores da sociedade civil à apresentação de projectos.
Com uma forte componente científica, que ajude a instituir políticas de desenvolvimento sustentável dos oceanos, o Galardão contemplará projectos plurianuais, até um valor total máximo de cem mil euros.Esta iniciativa surge no âmbito do Programa Gulbenkian Ambiente e visa incentivar a investigação, a inovação, a educação e a sensibilização pública para a temática dos oceanos. As duas entidades pretendem contribuir para um desenvolvimento económico e social mais equilibrado, para uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e para a preservação e recuperação dos ecossistemas marinhos nacionais.
No âmbito das comemorações dos 10 anos da EXPO 98 de Lisboa, que em 1998 foi declarado Ano Internacional dos Oceanos, e que coincidem com os 10 anos de existência do Oceanário, o Galardão Governação Sustentável dos Oceanos terá como temática O Papel das Áreas Marinhas Protegidas na Governação dos Oceanos.
Podem candidatar-se a este prémio entidades colectivas, nomeadamente instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que apresentem projectos inéditos relativos à realidade portuguesa que, pela sua consistência, valia e oportunidade, possam contribuir de forma decisiva para a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável na gestão dos oceanos.
As propostas serão analisadas de 11 de Abril a 2 de Junho de 2008 e o regulamento do concurso pode ser consultado em www.gulbenkian.org e www.oceanario.pt.
O Galardão Gulbenkian / Oceanário Governação Sustentável dos Oceanos pretende ser um contributo para a concretização dos objectivos definidos pela Estratégia Nacional do Mar, assim como pelas diversas convenções e acordos internacionais, e estimula a apresentação de proposta de excelência por parte de diferentes actores sociais.
SOCIEDADE – Governação Sustentável dos Oceanos
0
Partilhe