|
Astrolábios e Serendipidade é o tema da última conferência do ciclo Memórias do Mar Aventuras Transoceânicas, que se realiza dia 17 de Novembro, às 10h30, no Padrão dos Descobrimentos. A sessão conta com a participação de António Estácio dos Reis.
Segundo o nobre inglês, Horácio Walpole, serendipity significa: faculdade de fazer, acidentalmente, descobertas felizes e inesperadas. Esta palavra, que veio a ser traduzida para português como serendipidade, demorou a entrar no uso corrente, e apenas foi incluída no The Century Dictionary, publicado em Londres, no ano de 1909.
A partir desta data começou a ter grande sucesso, em especial nos países de língua inglesa. Foi o professor Amorim da Costa que a introduziu em Portugal, mas com uma divulgação muito limitada, já que ainda não entrou em qualquer dicionário de língua portuguesa publicado no nosso país.
|
A serendipidade acontece-nos frequentemente sem darmos por ela. O mais antigo exemplo, de grande sucesso, é o do sábio Arquimedes, que ao entrar numa banheira cheia de água, se apercebe que a quantidade de líquido vertido é igual ao volume do seu corpo.
Durante a conferência, António Estácio dos Reis, irá referir-se a alguns casos, onde a serendipidade contribuiu para a descoberta de instrumentos que enriqueceram o património do nosso país, entre eles, astrolábios náuticos.
O Padrão dos Descobrimentos apresenta, ainda, um ciclo destinado a grupos escolares do ensino secundário, subordinado ao tema Um Mergulho na História Enigmas e Descobertas da Arqueologia Subaquática, numa acção integrada no Serviço Educativo, que tem lugar às segundas-feiras, pelas 10h30, e que se prolonga ainda até final de Novembro.
A conferência O Sal do Nosso Descontentamento, por João Coelho, decorre dia 20 de Novembro, às 10h30, nos laboratórios do Centro de Arqueologia Náutica e Subaquática.
Memórias do Mar – Aventuras Transoceânicas
17 de Novembro Astrolábios e Serendipidade, António Estácio dos Reis
Horários: sábado / 17 Novembro / 10h30
Bilhetes : 10 / 50% de desconto para sócios da Academia de Marinha, Sociedade de Geografia de Lisboa, associações de defesa do património, professores, mergulhadores certificados, funcionários do Ministério da Cultura e estudantes universitários.
Inscrições: Tel. 213 031 950 Fax 213 031 957 | padraodosdescobrimentos@egeac.pt
Mergulho na História – Enigmas e Descobertas da Arqueologia Subaquática
20 Novembro/ 10h30 O Sal do Nosso Descontentamento, João Coelho
(Esta sessão terá lugar nos laboratórios do Centro de Arqueologia Náutica e Subaquática, sendo igualmente necessário proceder à respectiva marcação prévia)
26 de Novembro / 10h30 Os Míticos Barcos Afundados do Rio Arade, Vanessa Loureiro e João Alves
Destinatários: Grupos Escolares do Ensino Secundário / Acesso gratuito, sujeito a marcação prévia. Inscrições: Tel. 213 031 950 Fax 213 031 957 | padraodosdescobrimentos@egeac.pt